ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 28º

Em Pauta

Carisma: gestos, olhares e entonações para treinar

Mário Sérgio Lorenzetto | 13/10/2019 08:30
Carisma: gestos, olhares e entonações para treinar

O que é exatamente o carisma? Existe uma definição universalmente válida? Uma pessoa carismática nasce ou treina? Ninguém tem dúvida de que o carisma é a especial capacidade de algumas pessoas para atrair ou seduzir. Mas ela é uma capacidade inata ou uma habilidade que todos podemos treinar?

Carisma: gestos, olhares e entonações para treinar

Carismático: mais namoros, dinheiro e menos estresse.

O carisma explica como uma mesma argumentação, discurso ou exposição de ideia, nos prende se for feito por uma pessoa e nos deixa indiferentes, até nos dá sono, se for feito por outra. O que tem a primeira? Paixão, convicção pessoal daquilo que nos diz e segurança. O rosto deve refletir emoções coerentes com o conteúdo da mensagem: chateação, alegria, tristeza.... O sorriso deve ser tremendamente atrativo para quem o observa. O carisma deve ser tão simples como o fato de que preferimos a companhia de pessoas felizes. Vale lembrar que o carismático tem maiores oportunidades românticas, tendem a ganhar mais dinheiro e experimentam menos estresse.

Carisma: gestos, olhares e entonações para treinar

Acende e apaga, o carisma total de Marilyn Monroe.

Dentre as peculiaridades de uma pessoa carismática o mais importante é o olhar direto. Transmite sinceridade e poder de persuasão. Prende nossa atenção. A outra peculiaridade é a expressão corporal, especialmente com o movimento de nossas mãos. Deve estar coerente e implicada com o que dizemos.

Em verdade ninguém é sempre carismático. Ele funciona como um botão, acende e apaga. Só Marilyn Monroe foi carismática quase o tempo todo, dizem os estudiosos. Só ela tinha o gigantesco poder de "interruptor", apagava e acendia seu carisma quando bem entendesse. Só ela tinha o completo domínio do carismático total.

Carisma: gestos, olhares e entonações para treinar

A relação entre o carisma e a velocidade mental

As conclusões de um estudo feito pela Universidade de Queensland, da Australia, surpreendeu os próprios autores, descobriram que há uma relação direta entre o carisma e a velocidade mental. E afirmam mais, garantem que a velocidade mental é mais importante para o carisma que a inteligência, o coeficiente intelectual. Isso mesmo que está pensando: você pode ser um carismático burro, desde que tenha enorme velocidade mental.

Carisma: gestos, olhares e entonações para treinar

O tom de voz e o carisma.

Nossa voz é essencial para que nos tornemos carismáticos. A foniatra italiana Rosario Signorello, que estudou amplamente o registro vocal dos líderes políticos, diz que aqueles com tons graves e profundos são percebidos como mais dominantes. Os que falam com tons mais agudos, são entendidos como submissos e benevolentes, diz a italiana. Na voz há um componente inato, que depende do tamanho da laringe (grande e com cordas vocais longas conseguem menor vibração). A voz é um fator determinante para o carisma. Pode transmitir autoridade, sabedoria e capacidade de decisão.

Carisma: gestos, olhares e entonações para treinar

A voz dos nossos candidatos ao governo nas eleições passadas.

O momento político pertencia ao ex-juiz Odilon. E era totalmente adversário do governador Azambuja. O primeiro, Azambuja, contava em seu desfavor acusações de desonestidade daqueles que lhe são mais próximos. Odilon, pelo contrário teceu, ao longo de muitas décadas, um personagem destemido, que combatia o "dragão", um São Jorge nordestino em terras pantaneiras.

O carisma explica uma parte importante dessa derrota. A virada que o Azambuja deu naquela campanha mostrou não só o poder de governo, mas também, o poder do carisma. Uma boa voz, postura corporal, gestos corretos e olhares bem treinados destruíram a vantagem do ex-juiz. Este último, em seu desfavor, tem voz de falsete. Depõe contra sua capacidade intelectual, retira-lhe autoridade. Acostumado às lides jurídicas, nada sabia das políticas. São funções diferentes, com exigências muito diferentes.

Nos siga no Google Notícias