ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEGUNDA  29    CAMPO GRANDE 24º

Em Pauta

"Carrus navalis", a origem do Carnaval em Roma

Por Mário Sérgio Lorenzetto | 10/02/2024 07:45
Campo Grande News - Conteúdo de Verdade
As Saturnálias eram festas para exaltar o deus Saturno na Roma Antiga. Duravam quase uma semana, as escolas fechavam, os escravos entravam em férias e os romanos dançavam nas ruas com os primeiros bloquinhos que se tem notícia. Havia ainda bebedeiras descomunais no cardápio das diversões. Mas o que mais chamava a atenção, assim como hoje, eram os carros alegóricos.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade
"Carrus navalis" vai passar....

Esses carros alegóricos levavam homens e mulheres nus. Como tinham o formato de um navio, recebiam o nome de "carros navalis", carro-naval. Essa seria a origem da palavra "Carnaval". Ainda que não exista registro de que algum dia as saturnais tenham recebido o nome de "carrus navalis", dá se como certo essa origem.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade
De "carrus navalis" a "adeus à carne".

Essa palavra foi ressignificada pela Igreja Católica durante a Idade Média. Não dava para aguentar uma tradição pagã cheia de peladões. Por aproximação fonética o período de "carrus navalis" virou "carne vale", adeus à carne. A doideira geral do carnaval foi um pouquinho reduzida. Virou a época em que poderiam se esbaldar comendo carne. Em seguida viria a privação total dela, que nada mais é que a Páscoa da penitência, época onde proibiram o consumo da carne.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade
Festivais pré-históricos.

No fundo, o carnaval é um festival pré-histórico. A própria Páscoa, muito antes de celebrar a ressurreição de Cristo (ou o êxodo do Egito, para os judeus), era uma comemoração pelo início da primavera - da abundância agrícola, portanto. Os dias de privação eram reais, uma necessidade, marcavam o momento em que os estoques de alimentos estavam acabando.
Nos siga no Google Notícias