ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 24º

Em Pauta

Como pernilongos te picam e não picam teu vizinho

Mário Sérgio Lorenzetto | 01/08/2019 06:28
Como pernilongos te picam e não picam teu vizinho

Não é piada. Esses minúsculos insetos são considerados os animais mais mortíferos do mundo. Matam mais de 725.000 pessoas por ano. Não existem seres vivos que matem tanto como eles. Nem mesmo os humanos que assassinam algo como 475.000 congeneres anualmente. As serpentes matam em torno de 50.000. A raiva transmitida por cães, leva embora umas 25.000 pessoas. E os super temidos tubarões e lobos, matam 10 pessoas.
Mas, porque eles te atacam e não chegam nem perto da pessoa que está a teu lado? Há outra pergunta chave: porque os mosquitos zumbem em teus ouvidos? Eles não aprenderam que esse barulho singular será seguido por um tapa para acabar com eles?

Como pernilongos te picam e não picam teu vizinho

Por que os mosquitos zumbem?

Os mosquitos não zumbem para avisar suas vítimas. Zumbem para chamar a atenção de uma "mosquita". Não podem evitar o zumbido. O que acontece quando dão voltas em torno de tua cabeça procurando por um "aeroporto", um lugar para pousar, zumbem mais alto.
O que você pode estar certo é que a "mosquita" é quem vai te picar. Os mosquitos não picam. Se alimentam de néctar.
Um médico dos EUA, descobriu que quando a fêmea está quieta, nenhum macho chega perto dela. Simplesmente as ignoram. Está bem claro que o zumbido é uma chamada ao sexo. "Mosquita" desejável, é a que zumbe mais alto. O Dr. Louis Roth, também descobriu que os machos ficavam loucos de desejo por um aparelho que simulava o zumbido das fêmeas.
O zumbido das fêmeas chega às antenas dos machos através de pequenos órgãos denominados de Johnston, nome de outro médico dos EUA que os descobriu. Johnston passou a vida tentando descobrir como era produzido esse som. Dois entomólogos britânicos - Arthur Shipley e Edwin Wilson - descreveram um pequeno órgão dentado situado na base das asas que funciona como uma catraca sonora quando as asas se movem.
O desenho abaixo é de uma asa de mosquito. A metade em forma de pente - desenhada em azul - se raspa contra a parte amarela a cada vez que o mosquito agita suas asas.

Como pernilongos te picam e não picam teu vizinho
Como pernilongos te picam e não picam teu vizinho

Por que eles te picam?

A chave está na invisível paisagem química que te rodeia. Aquilo que vulgarmente chamamos de "cheiro". Nós deixamos sutis rastros químicos no ar a todo momento. Os mosquitos sabem "ler" esses rastros químicos através de pequenos órgãos sensoriais.
Os mosquitos dependem do dióxido de carbono para encontrar suas vítimas. Quando expulsamos ar de nossos pulmões, o dióxido de carbono não se mistura imediatamente com o ar. Fica, temporariamente, na forma de eflúvios, gotículas minúsculas, que os mosquitos seguem como os ratos seguiam o flautista de Hamelin. Onde há mais dióxido de carbono? Essa será a região do ar preferida pelos mosquitos. Eles conseguem localizar possíveis vítimas até a 50 metros de distância.

Como pernilongos te picam e não picam teu vizinho

O que há em teu corpo para ser o escolhido pelos mosquitos.

A curta distância, os mosquitos têm em conta uma grande quantidade de fatores que variam de pessoa a pessoa, incluindo a temperatura da pele, a presença de vapor de água e a cor da roupa. Mas o fator decisivo para a escolha são os compostos químicos produzidos pelas colônias de micróbios que vivem em nossa pele. Essas bactérias convertem as secreções de nossas glândulas de suor em compostos voláteis que são captados pelo sistema olfativo situados nas antenas dos mosquitos. São mais de 300 possíveis compostos químicos que nossa pele libera para o ar. A quantidade e o tipo de compostos varia de acordo com nossa genética e com o meio ambiente onde vivemos. Isso mesmo, filho de pai que mosquito "adora", será "adorado" pelos mosquitos. Há outra regra: as pessoas com maior diversidade de bactérias na pele tendem a ter menos picadas de mosquitos.
Como não podemos controlar com facilidade essas composições químicas de nossa pele, todavia, podemos escolher a cor de nossas roupas. A cor preta é a preferida por esses insetos.

Nos siga no Google Notícias