ACOMPANHE-NOS    
JUNHO, TERÇA  02    CAMPO GRANDE 15º

Em Pauta

Como será o novo turismo? O luxo será a segurança sanitária

Por Mário Sérgio Lorenzetto | 19/05/2020 07:22
Campo Grande News - Conteúdo de Verdade
O Conselho Mundial de Viagem e Turismo (WTTC, sigla em inglês), após ouvir todo o setor em inúmeros países, inclusive o brasileiro , está desenhando o turismo que existirá em duas fases: antes e depois da vacina. Acredita que, no primeiro momento, antes da vacina, haverá uma especie de reinterpretação do velho turismo dos anos sessenta e setenta. À época em que as famílias enchiam um carro para passar um longo tempo em uma só cidade, a mais próxima que fosse possível.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade
Como será a mobilidade em tempo de pandemia?

O WTTC afirma que as viagens de negócios serão imensamente reduzidas. No curto prazo, os carros serão o meio de transporte preferencial. Quando os aeroportos começarem a receber maior fluxo de viajantes, recomendam a utilização de medidas drásticas. Proibir a entrada de acompanhantes no aeroporto bem como a retirada dos assentos das zonas externas. Só devem existir assentos nas salas de embarque. Também afirmam que os passageiros devem passar por testes, tomadas de temperatura e rastreamento com app de onde estiveram nos últimos 14 dias. Os tempos de espera e de controles serão mais longos. Advogam pelo uso de scanner que nos deixem com os sapatos e entremos para as salas de espera com os líquidos que estiverem nas mochilas e bolsas.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade
Restrições nos aviões.

Uma vez dentro do avião, o uso de gel alcoólico será obrigatório, bem como o de máscaras. As empresas pedirão que cada viajante leve a sua ou fornecerão as da companhia. As empresas aéreas já estão facilitando o adiamento das viagens. Muitas deixam o viajante mudar a data da passagem por até um ano sem cobrar nenhum adicional. Ainda que não estejam adotando, a WTTC está cobrando das empresas aéreas que deixem livres os assentos do meio.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade
A alta do turismo rural.

Aglomerações em praias? Nem pensar. A moda será o turismo rural. As empresas que cuidam do turismo rural estão com 70% de reservas, enquanto as casas praianas estão com reservas diminutas no verão europeu que se avizinha. A WTTC diz que essa será a tendência mundial até que venha a vacina. Também verificam que as reservas são mais longas.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade
Os alojamentos em casas de aluguel, pensões e hotéis.

Sai o luxo, entra a segurança sanitária. A WTTC afirma que o novo luxo será a segurança contra o vírus. As recomendações causam surpresa. Afirma que todas as casas de aluguel, pensões e hotéis devem despojar de todo material decorativo. A frase que estão adotando é : "Nenhuma tela, nenhuma estátua ". Em troca, devem marcar no chão o distanciamento das pessoas em todos os ambientes comuns, assim como devem respeitar os protocolos de limpeza, desinfecção e de ventilação. Os hóspedes deverão receber na porta do local de hospedagem um kit com máscara, álcool em gel, e algum pano felpudo com uma solução de água sanitária para limpar solas de sapatos e rodas de malas. O bufê do café da manhã deve ser extinto. Em troca, quando solicitado, deve ser levado ao apartamento. Também devem providenciar para que o chek-in, check-out, troca de lençóis e reposição do mini-bar, bem como toda comunicação com os hóspedes sejam realizadas sem contato pessoal com os funcionários da portaria.