ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 24º

Em Pauta

Covid: obesos têm 113% mais chances de ir para o hospital

Mário Sérgio Lorenzetto | 12/09/2020 08:24
Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Já sabemos de cor e salteado que idosos, diabéticos e hipertensos fazem parte do grupo de risco. Restava dúvida sobre obesos. Apesar de percebermos que os obesos estavam indo mais para os hospitais, não havia um pesquisa que demonstrasse essa possibilidade. Agora há. A revista científica Sciense traz uma série de estudos que ajuda a entender o porquê disso.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

113% mais chances de ir para o hospital.

Uma pesquisa recentemente publicada no "Obesity Reviews" mostra que pessoas com obesidade que foram infectados pelo coronavírus têm 113% mais chances de ir para o hospital. E têm mais: são 74% mais propensas a irem para a UTI e 48% mais suscetíveis a morrer devido a essa doença. A análise é gigantesca. Estudou a infecção em 399 mil pacientes.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Por que o coronavírus pode ser mais letal para os obesos?

Em primeiro lugar, há uma questão mecânica, simples de entender. a gordura no abdômen pressiona o diafragma e faz com que esse músculo - localizado abaixo da cavidade torácica - se choque com os pulmões. Esse choque constante do diafragma com os pulmões, prejudica muito a circulação de ar. Não é atoa que os obesos têm dificuldade de respirar. O coronavírus ataca os pulmões, então basta juntar os fatos para enxergar o estrago.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Obesos formam mais coágulos.

A covid-19 vem formando coágulos em vários órgãos dos pacientes. As pessoas obesas são predispostas a formar mais coágulos, sendo assim mais suscetíveis a complicações. A coagulação do sangue pode causar desde trombose a AVC (Acidente Vascular Cerebral).


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Obesos têm imunidade prejudicada.

Pessoas obesas também têm imunidade prejudicada. Perdem tecido imunológico em troca de tecido adiposo. Assim, o sistema imunológico dos obesos fica menos eficaz. E atenção, isso vale para o combate ao vírus mas também vale para uma futura vacina. Como não estão testando obesos em particular nos protótipos das 8 vacinas mais adiantadas, ninguém sabe se elas serão eficazes para os obesos. Talvez os obesos tenham de tomar alguma dose adicional....

Nos siga no Google Notícias