ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Em Pauta

Depressão e suicidio são males do encéfalo, não da alma

Mário Sérgio Lorenzetto | 30/11/2021 06:25
Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Não podemos extrair o cérebro de uma pessoa com ansiedade, estressada ou com vontade de se suicidar. Esse é o principal motivo de ainda haver muitas interrogações nesse estudo. Mas há grandes avanços usando scanners, exames sofisticados de sangue e ressonância funcional. Também usam cérebros de pessoas falecidas. Esses cientistas também dispõem de bancos de cérebros de pessoas que se suicidaram. E, por último, usam modelos animais.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Não há um abismo entre o estresse do cérebro de um peixe e de uma pessoa.

A resposta ao estresse é muito parecida entre diferentes espécies. Os genes, proteínas e circuitos cerebrais que controlam tua resposta cerebral são os mesmos de um peixe. E também de todas as espécies que há entre os peixes e nós.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Um leão entrou na sala.

Você ouve um rugido. Teu cérebro identifica que é de um leão entrando em tua sala. Isso ativa uma reação em cadeia em você e no cãozinho que está em teu lado. Os dois sentem uma ameaça. E ativam uma reação em cadeia por todo o corpo. Aumenta o ritmo cardíaco. Sobe a tensão arterial. Acelera o ritmo da respiração. Os níveis de glicose no sangue disparam.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

O cérebro prepara o corpo para escapar da ameaça.

Aumenta a glicose porque necessita de energia para correr. Teus níveis de cortisol sobem porque esse hormônio produz muitos efeitos no sistema nervoso. Tua memória e toda tua razão ficam marcados pela ameaça. Nunca mais a esquecerá. Perde o apetite. Esquece completamente de sexo. Praticamente todas as áreas do cérebro são afetadas. Todos os sistemas entram em completo desequilíbrio.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

O mais importante não é como ativamos esse sistema de defesa, e sim como o deletamos.

Os cientistas conhecem bem o funcionamento desse sistema de defesa. É algo normal, uma resposta sadia. Se sobrevivermos à ameaça, o,sistema deve desativar-se e voltar ao equilíbrio. O mais importante da resposta ao estresse não é como ela é ativada e sim como é desativada. Há muitas pessoas que não controlam bem esse processo de apagamento. São eles que podem desenvolver depressão, ansiedade...tentativa de suicidio.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Quais enfermidades estão relacionadas com o estresse?

Muitas, não só psiquiátricas, não só a depressão, ansiedade e transtornos alimentares. Há as ligadas ao metabolismo, como a diabetes, obesidade e doenças do sistema autoimune. Todavia, até agora, não há quem explique como o estresse afeta metabolicamente a diabetes e a obesidade. Também não conseguem explicar como uma pessoa sai de uma guerra ou de um estupro e continua vivendo normalmente e outras não são capazes de voltar ao normal.


Como tratar? Há genes que te defendem?

Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Há uma quase unanimidade no meio científico: as melhores "receitas" para combater o estresse são os exercícios físicos e a convivência em sociedade. Também há alguns medicamentos, mas todos têm mais de 50 anos. Também descobriram que há genes te defendendo dessa doenças, assim como mecanismos moleculares. A esquizofrenia, por exemplo, é genética até 75%. É bem provável que a depressão seja genética até 50%.

Nos siga no Google Notícias