ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 24º

Em Pauta

É possível transferir dinheiro entre países sem bancos

Mário Sérgio Lorenzetto | 27/07/2017 07:11
É possível transferir dinheiro entre países sem bancos

Milhares de brasileiros vivem no exterior e enviam dinheiro para parentes no Brasil pagando elevadas taxas bancárias. O inverso é verdadeiro, outros milhares de brasileiros vivendo em outros países dependem do dinheiro que sai de seus familiares que residem no Brasil. Todos são explorados pelos bancos.

Os banqueiros nunca gozaram de boa reputação. São respeitados, admirados, temidos... mas nunca amados. Apesar de sua má fama, a realidade é que os bancos existem desde as primeiras organizações humanas na Mesopotâmia, no mundo árabe. Mas só na Itália renascentista nasceu aquilo que é muito similar ao banco contemporâneo. O que não está definido é o abuso que eles impõe aos clientes usando a posição de debilidade que a todos atinge. Tampouco que não existam outras opções para realizar algumas operações financeiras das que habitualmente se encarregam os bancos.

É possível transferir dinheiro entre países sem bancos

TransferWise uma ideia para transferir dinheiro

Uma opção para a transferência de dinheiro entre particulares, pessoas físicas, de um país para o outro é o TransferWise. Uma ideia de dois amigos estonianos nascida da frustração de ver como parte de seu dinheiro ficava no caminho por um serviço que consideravam lento, caro e pouco claro. Taaver Hinrikus e Kristo Kaarmann fundaram TransferWise em 2011 sob uma premissa muito simples: eliminar os bancos nas transações internacionais para barateá-las. Os usuários só tem de ter uma conta no país de origem e outra no país de destino. TransferWise faz o resto.

O dinheiro em realidade não viaja de um país para o outro porque o que faz a companhia é utilizar os fundos de seus clientes nos distintos países para realizar as transferências e ainda o fazem com câmbio muito melhor para os usuários. Segundo The Economist: "usam a mentalidade da Skype para reduzir drasticamente os tipos de juros que as pessoas pagam para enviar dinheiro ao exterior". TransferWise já tem mais de um milhão de usuários em 39 países. Cifra interessante que deve crescer porque sua fortaleza está precisamente no número de clientes. Se trata de velocidade, de preço e de facilidade de uso. Vem sendo chamado de Robin Hood do mercado de câmbios.

É possível transferir dinheiro entre países sem bancos
Nos siga no Google Notícias