ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 24º

Em Pauta

Esclarecimento de homicídios no MS é alto, mas vem caindo

Mário Sérgio Lorenzetto | 29/09/2020 06:31
Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

O Instituto Sou da Paz acaba de divulgar seu estudo anual sobre a taxa de homicídios no país. São aproximadamente 40 mil casos desse tipo de crime por ano em território nacional. Os dados revelam que o Brasil continua sem saber quem assassinou. É difícil acreditar mas apenas 10 Estados apresentaram esses registros. Neles, apenas 33% dos homicídios dolosos - com intenção de matar - foram resolvidos. Em um ano, a melhora desse índice praticamente foi inexistente - apenas 0,2% de crescimento.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Alta taxa de elucidação de crimes em MS.

Esta coluna afirma, e comprova, há sete anos que viver no MS é estar em um dos raros oásis de tranquilidade no Brasil. A comparação com a violência em geral, e com os homicídios em particular, demonstra a veracidade dessa afirmação. Ainda que nesta comparação conste apenas 10 Estados, é somente mais uma que pode ser feita. Ocupamos a segunda posição no índice de resolução de homicídios dolosos. Posição a ser aplaudida. Todavia, resta uma grave preocupação: o índice de resolução de homicídios vem caindo drasticamente, ano após ano. Estava próximo de 90% nos três primeiros anos do cômputo. No segundo ano, caiu para para pouco mais de 70%. A última taxa nos coloca com mais de 60%. no Veja o quadro:

Campo Grande News - Conteúdo de Verdade




Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

"Terra sem lei" é nosso grave problema.

Apesar de vivermos em uma sociedade razoavelmente pacífica, há uma vergonhosa guerra, nos moldes dos morros cariocas, ocorrendo em nossas fronteiras. É essa sensação que fica quando discutimos segurança pública no Estado. Apesar dos esforços e bons resultados no geral, a "terra sem lei" não deixa prosperar tudo que foi feito. A sensação e impressão que jaz é de que vivemos em um Estado (des)governado pelos cariocas. Uma desordem total. O império da anarquia floresce em nossas fronteiras. Esse foco de balbúrdia precisa ser debelado. Não pode contagiar os demais municípios.

Nos siga no Google Notícias