ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
JANEIRO, TERÇA  13    CAMPO GRANDE 25º

Em Pauta

Existem 5 tipos de insônia, dois deles são preocupantes

Por Mário Sérgio Lorenzetto | 13/01/2026 07:00
Existem 5 tipos de insônia, dois deles são preocupantes

A insônia é um grave problema de saúde no Brasil. Cerca de 73 milhões de pessoas sofre algum distúrbio do sono. É muito comum em idosos e em mulheres adultas. Os casos de insônia cônica triplicaram nas ultimas duas décadas. Segundo os cientistas europeus, a terapia cognitivo-conductual para insônia ( TCC-i) é o tratamento mais recomendado. Quando ela não é eficaz, dizem os europeus, o uso de tarja preta é recomendado a curto prazo por não mais do que quatro semanas. Na prática, todavia, a maioria dos insones toma esses fármacos durante muitos anos.


Existem 5 tipos de insônia, dois deles são preocupantes

Cinco tipos de insônia.

Os médicos holandeses passaram a classificar a insônia em cinco tipos. O de numero dois é o mais frequente. Tem níveis moderados de angustia e sofrem insônia em resposta ao estresse, além de apresentarem altos níveis de ativação antes do sono. Em resumo, são as pessoas muito agitadas.


Existem 5 tipos de insônia, dois deles são preocupantes

Os dois mais preocupantes.

O insone de tipo um se caracterizam por estarem muito angustiados com seu sono. Caracterizam-se por terem depressão muito elevada. A insônia, aliás, costuma ser o primeiro e mais importante sinal da depressão para eles. Se não tratarem a depressão, continuarão tendo insônia. Já o tipo três é constituído por pessoas com tendencia à negatividade. Vão muito ao médico porque estão sempre preocupados. Tal como o tipo um, costumam ter antecedentes familiares de insônia.

 

Os artigos publicados com assinatura não traduzem necessariamente a opinião do portal. A publicação tem como propósito estimular o debate e provocar a reflexão sobre os problemas brasileiros.