ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 21º

Em Pauta

Não se come batata da energia solar e sim feita com petróleo

Mário Sérgio Lorenzetto | 28/10/2021 06:30
Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Há muitas inverdades prosperando pelo mundo. Uma delas é o ataque massivo ao petróleo. Existe uma sensação muito forte dos males trazidos pela indústria petrolífera. E ninguém, absolutamente ninguém, diz que a parcela da população mundial que não passa fome é devido ao petróleo. O homem não come batata produzida com energia solar, e sim batata parcialmente produzida com petróleo. Sem a síntese de fertilizantes Haber-Bosch, usando petróleo, haveria fome mundial generalizada.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Fertilizantes salvaram o mundo.

Sem nitrogênio as plantas cresceriam menos e não haveria alimentos para todos. Os fertilizantes não servem apenas para propiciar fortunas, alimentam a população mundial. Há fome no mundo? Sim em grande quantidade. Mas há má distribuição de alimentos e - outra verdade que não é dita - excesso de comida de péssima qualidade, aquela que gera obesidade.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Sabem qual o país com mais obesos.

Na área da alimentação há outra verdade raramente contada: riqueza não é igual a obesidade e nem pobreza é igual a raquitismo. Sabem qual é o país com a maior taxa de obesos? Quem disse Estados Unidos, errou. Neste momento é a Arábia Saudita, com mais de 70% da população obesa. Até há pouco, era o México.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Muita gordura e muito açúcar.

Algo como 12% da população mundial está com alimentação reduzida a mínimos. O inverso consegue ser ainda mais letal. Nada menos de 75% da população mundial está com sobrepeso, muito próximo da obesidade, que mata tanto quanto a fome. Ou mais. A comida barata funciona como a folha da coca para os indígenas da Bolívia, produz um efeito saciante, mas os excessos de gordura saturada e de açúcar, causam a obesidade nos mais pobres.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Mulher japonesa não faz exercício.

A reposta à obesidade é multifatorial. Dado ao fracasso dos medicamentos para acabar com a obesidade e à indisposição de comer menos, os exercícios foram eleitos como a grande salvação dos obesos. Mas a verdade é que a genética manda, a dieta ajuda e o exercício ou atividade compensa. A imensa maioria das mulheres japonesas são magras e não fazem exercícios. Mas são extremamente ativas, estão entre as mais ativas do mundo.

Nos siga no Google Notícias