ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 16º

Em Pauta

O "ikigai" de Okinawa é uma ideia para viver melhor

Mário Sérgio Lorenzetto | 16/07/2021 07:00
Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Recentemente, uma ideia de Okinawa começou a fazer sucesso no mundo ocidental. Começam a conhecer o conceito de "ikigai". Essa ideia passou a inspirar universidades e empresas. "Ikigai" é viver sob a ideia de "propósito vital". Manter a paixão e não perder de vista os objetivos, ajuda a vencer as dificuldades e a sair reforçado perante qualquer mudança ou crise.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Okinawa é "zona azul" do mundo.

No norte de Okinawa, em plena selva, há uma cidadezinha de 2.800 habitantes, que detêm o recorde Guinness de longevidade. Muito já se estudou e escreveu sobre esse lugar. Alimentação, estilo de vida, relações, exercício físico... livros e mais livros tentaram explicar o segredo de Okinawa. Essa é uma "zona azul" muito potente, a número um de fato. "Zona azul" é um determinado lugar onde se vive muito mais que no resto do mundo.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Perguntas para entender a longevidade.

A recente pesquisa realizada em Okinawa teve início com uma bateria de perguntas feita a centenas de pessoas que têm ou se aproximam dos 100 anos . "O que te impulsiona a cada dia para levantar-se da cama?", "Como consegue ter tanta energia?", "Por que tem tanta vontade de viver?".


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

"Eu tenho meu ikigai".

Então, a resposta mais comum a essas entrevistas foi: "Eu tenho meu ikigai". Ikigai é um termo formado por duas palavras japonesas - "Iki" significa "vida" e "gai" significa "valer a pena". De maneira literal, significa "uma vida que valha a pena". Vem sendo traduzida como "propósito de vida".


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Nascer ou buscar o ikigai.

Há pessoas que nascem com seu ikigai. São aqueles que desde crianças dizem: "Eu quero ser médico" ou  "Quero ser sacerdote". E acabam cumprindo com esse propósito de vida. Mas o normal é que o ikigai seja um processo de busca. Um processo que poderá ser, em verdade, mais que uma busca. Você pode ter um ikigai até os 18 anos e, de repente, passa a entender que há outro propósito de vida. O ikigai é fundamentalmente a paixão que descobre dentro de você, que é útil para o mundo e pode ser o motor de tua vida.

Nos siga no Google Notícias