ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 26º

Em Pauta

O trem mais longo do mundo carrega manganês

Mário Sérgio Lorenzetto | 02/11/2019 08:37
O trem mais longo do mundo carrega manganês

Os políticos alimentam um sonho: a volta do trem de carga entre Três Lagoas e Corumbá. Não se informam ou simplesmente mentem. O único produto que poderia ser transportado via férrea seria o manganês. Seria, não há chance de que venha a ocorrer. Se esse era um sonho tão distante quanto a Lua, agora tornou-se inteiramente inviável. Acabam de inaugurar o trem mais longo do mundo com 375 vagões. E ele carregará manganês.

O trem mais longo do mundo carrega manganês
O trem mais longo do mundo carrega manganês

861 quilômetros na África do Sul para transportar manganês.

Shishen e Saldanha, são as localidades da África do Sul que passam a ser unidas pelo trem mais longo do mundo. Ele pertence a uma empresa denominada Transnet e o modelo que passa a ser usado é o 375 CR-17. A viagem inaugural foi feita no dia 30 de outubro. Com essa proeza, a Transnet supera a si mesma, o modelo anterior puxava 342 vagões.

O trem mais longo do mundo carrega manganês

63 toneladas de manganês por vagão.

A Transnet afirma que carrega 63 toneladas de manganês por vagão e estima que no período de um ano terá transportado um milhão de toneladas a mais por causa do novo trem e das mudanças que fez na linha férrea para suportar mais peso e velocidade.

O trem mais longo do mundo carrega manganês

Rio Tinto x BHT Billiton Trains.

O país africano e a Austrália, através das empresas BHT Billitions Trains e a Rio Tinto (a mesma que está no Brasil), competem no tamanho dos trens de mercadoria. Chegam a carregar 40 mil toneladas por viagem. Mas a Rio Tinto está à frente no momento. Implantou trens sem condutores e seus trens deixarão de eliminar 290 milhões de toneladas de CO2 no meio ambiente africano. O novo trem e via férrea, emitirão 9 vezes menos CO2 que os caminhões. Só falta a Rio Tinto descobrir que existe manganês e autoridades no Mato Grosso do Sul? Errei?

Nos siga no Google Notícias