ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Em Pauta

Os barbudos vem aí. Será a versão 5.0 ou o velho lulismo?

Mário Sérgio Lorenzetto | 18/10/2021 06:30
Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Quer você ame ou odeie, as barbas têm uma longa história, que as viu entrar e sair de moda em épocas diferentes, em locais diferentes e sempre por razões diferentes. A escolha por não usar a gillete provavelmente são baseadas em preguiça, vaidade, exaustão, moda, pressão de amigos ou preferências da pessoa amada: não é muito fácil beijar as barbas. O Talibã, por exemplo, instituiu uma política de pelos faciais obrigatórios. A escolha é usar longas barbas ou punições. Já os barbudos brasileiros espelham-se nos de Fidel Castro, aquele dirigente de um dos países mais pobres e tirânicos das Américas.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Ascensão dos socialistas europeus e luta contra a desigualdade.

No momento, há um renascimento da social democracia na Europa. Com as vitórias na Alemanha e no primeiro turno na Itália, governam o norte da Europa, Espanha e Portugal. Em todos, a luta central é contra as desigualdades. Isso não equivale ao redistributivismo de renda lulista. Até 2017, o socialismo europeu definia a justiça social como uma luta pela igualdade de oportunidades através dos mecanismos do Estado de Bem Estar. Era a mesma definição do lulismo. Os novos projetos socialistas europeus colocam os banqueiros nas paredes. Lutam contra a desigualdade. Há profundas diferenças. Qual será a definição econômica do lulismo? Será o velho e meio gagá que saiu da cadeia? Velho e meio gagá, têm as cordas do poder nas mãos.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Socialista antagonista do liberalismo ou socialista liberal?

Para muitos, o socialismo democrático é herdeiro do liberalismo. Para muitos outros, esse socialismo é antagonista do liberalismo. Como é possível defender ambas posições no seio de um mesmo partido? São as duas almas do socialismo. Há socialistas que defendem que, em definitivo, o socialismo é o aprofundamento da democracia. Todavia, o outro polo do socialismo diz que a democracia é apenas um tempo passageiro para chegar à (maldita) ditadura do proletariado. São questões essenciais nunca elucidadas pelo PT. Governam "com a barriga", nadam de acordo com a maré. Não explicitam seus pensamentos e propostas. Apenas um reco-reco cansativo. Vale lembrar que o socialismo como aprofundamento da democracia vem sendo defendido desde 1959. O Programa "Bad Godesberg" do Partido Social Democrata Alemão, naquela época dirigido por Willy Brandt, foi quem criou essa saída democrática. Mas, queiramos ou não, os barbudos vem aí. Só não sabemos se será uma versão 5.0, modernizada, ou o mesmo lulismo de sempre.

Nos siga no Google Notícias