ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Em Pauta

Por que não aplicam as leis contra os crimes ambientais

Mário Sérgio Lorenzetto | 22/09/2020 06:20
Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Em agosto do ano passado, cinco mil toneladas de óleo atingiram várias praias do litoral brasileiro. Em setembro, a Amazônia ardeu em chamas... mais uma vez. Na mesma época, o Pantanal voltava a ser incendiado por fazendeiros inescrupulosos... e não era a primeira vez. Nos três casos, um ano depois, ninguém foi responsabilizado pelas catástrofes ambientais. Muita conversa fiada, muitas mentiras e os governantes federais, estaduais e municipais vão postergando medidas que resolvam os incêndios.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Tudo como dantes nas matas que restam.

Em 2020, o Pantanal tem o maior número de focos de queimadas em dez anos. Até agora, 17% da vegetação nativa foi calcinada, virou cinza. Assim como nos incêndios amazônicos, a fumaça dos incêndios pantaneiros passou por Campo Grande e chegou em São Paulo. Estima-se que a flora e a fauna só serão recompostas no Pantanal em 20 anos.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Se não fosse um delegado da polícia federal......

O nome Alan Givigi certamente não está em tua memória. Mas foi ele quem tomou a iniciativa de investigar as origens dos incêndios criminosos no Pantanal. Enquanto os órgãos governamentais responsáveis pelo cerceamento de incêndios florestais dormiam em berço esplêndido, foi um delegado da polícia federal a dar início à resistência, a combater a destruição do Pantanal. Sim, Alan Givigi é um delegado da polícia federal. Deveria não só ter seu nome na memória de todos, mas receber condecorações e promoção.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Punições para crimes ambientais.

Quem agride flora e fauna brasileira pode ser responsabilizado nos âmbitos civil, administrativo e penal. Na esfera civil, o infrator tem de compensar o bem perdido através de restauração ou pagamento de restauração de bens ambientais. Fazendeiro nunca restaurou queimada alguma neste país. A lei é morta. Daí o abuso de queimadas. O desrespeito à lei compensa.... e muito.
Na esfera administrativa, o infrator deveria receber multa e suspensão de suas atividades. Por exemplo, quem queimou o Pantanal deveria ser proibido de criar bovinos por 5 anos ou mais. Multas? Raramente são aplicadas e quando acontecem, apenas 3% são pagas. Para infrações mais graves, como a destruição do Pantanal, o valor pago das multas cai para ridículos 0,54%. Por fim, na esfera penal o infrator pode até ser conduzido para a cadeia. Pela primeira vez, Alan Givigi, o delegado da polícia federal, nos dá alguma esperança de que a lei venha a ser aplicada.

Nos siga no Google Notícias