ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 24º

Em Pauta

Precisamos falar da insegurança

Mário Sérgio Lorenzetto | 07/07/2017 07:11
Precisamos falar da insegurança

Oito em cada dez brasileiros concorda com a frase "a obediência e o respeito à autoridade são as principais virtudes que devemos ensinar às nossas crianças". Quase sete defendem que "o que este país necessita, principalmente, antes de leis ou planos políticos, é de alguns líderes valentes, incansáveis e dedicados em quem o povo possa depositar a sua fé".

Os que consideram que a "a maioria dos problemas estaria resolvida se fosse possível livrar-nos das pessoas imorais, dos marginais e dos pervertidos" são 60%. Os dados, obtidos pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, através de uma longa pesquisa realizada pelo Datafolha, evidenciam o clima de insegurança que nos meteram. Não é simples, a população conecta a falta de educação com a política e com o deficiente combate aos marginais. Muita raiva surgirá, mas o fato, no momento, é que a população está cansada de maus e fracos governantes, deseja um homem que "salve a pátria". Todos sabemos que quem deseja vestir esse manto de salvador da pátria é Bolsonaro. Ainda não conseguiu, mas vem colocando, peça a peça, as roupas necessárias para tal intento. "É melhor Jair se acostumando", dizem as camisetas que fazem a propaganda de Bolsonaro. É melhor mesmo.

Dos escombros da "Operazione Mani Pulite", na Itália, emergiu Silvio Berlusconi. O brasileiro pré-candidato pode ser um bufão como o italiano, mas não é um "banana" como a quase totalidade dos políticos.

Precisamos falar da insegurança
Precisamos falar da insegurança

O Centro-Oeste é a região onde o clima de insegurança é maior

Ao contrário do que os índices de violência permitem entrever, a sensação de insegurança é maior na Região Centro-Oeste. A pesquisa do Datafolha, preparatória para a próxima reunião do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, mostra que 45% da população do Centro-Oeste afirma que "a violência é mais presente". O segundo lugar fica com o Sudeste, onde essa taxa é de 38% da população. Nada menos de 33% dos nordestinos "sentem" a insegurança. Taxa bem menor sentida pelos sulistas - 27%.

Não há contradição entre os dados de violência e homicídios obtidos no Mapa da Violência e a sensação de insegurança obtida pelo Datafolha. O Mapa da Violência mostra que os maiores índices de homicídio ocorrem no nordeste, onde a sensação de insegurança é inferior a que sentimos. Já o Centro-Oeste detêm os menores índices de violência e homicídios e sente um pesado clima de insegurança. Os governantes do Centro-Oeste não sabem se comunicar ou não têm credibilidade. Deixam a população imaginar que vivemos no pior dos mundos (esse sentimento só é consoante nas fronteiras dos Estados do Centro-Oeste).

Precisamos falar da insegurança

Mais armas, mais mortes

A pesquisa do Datafolha joga por terra as pretensões dos que desejam a liberação ampla, geral e irrestrita das armas. Um elevadíssimo percentual de 78% da polução acredita que que, "quanto mais armas em circulação, mais mortes teremos no país". Também demonstra que todos os entes federativos deveriam se unir para garantir a segurança: 91% dizem que a responsabilidade é das polícias militar e civil, 90% afirmam que é da polícia federal e 88% pensa que a responsabilidade é da polícia rodoviária. Não há dúvida: todas elas são responsáveis, os índices refletem carga igual a todas. Todavia, o pior número está na percepção de que o nível de homicídios no país é alto ou muito alto, 94% da população está aterrorizada pelas mortes que não cessam. O Brasil detêm a marca de 32 assassinatos por 100 mil habitantes, ocupando a posição de numero onze entre todos os países do mundo.

Precisamos falar da insegurança
Precisamos falar da insegurança

O maior debate sobre segurança ocorrerá em São Paulo

O Fórum Brasileiro de Segurança Pública será realizado entre os dias 17 e 19 de julho em São Paulo. As inscrições estão encerradas. Seus membros discutirão a "Redução de Homicídios", como tema principal e as "Prisões e Crime Organizado" . O tema geral será "Reforma e Modernização das Instituições Policiais" e reunirá pesquisadores brasileiros e norte-americanos, representantes da sociedade civil, policiais e membros do sistema de justiça criminal. O evento contará ainda com atividades sobre novas tecnologias no combate ao crime, sistemas de informação e inteligência, dentre outros.

Precisamos falar da insegurança
Nos siga no Google Notícias