ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Em Pauta

Ser herói ou não? Como reagimos as injustiças na rua

Mário Sérgio Lorenzetto | 30/07/2019 06:35
Ser herói ou não? Como reagimos as injustiças na rua

É digna de análise a representação do herói anônimo nos meios de comunicação. A mídia quase sempre acompanha a tragédia ou a má sorte. Os casos mais comuns são dos heróis anônimos que defendem idosos assaltados. Um dos mais rumorosos casos, que a mídia internacional vem dando destaque, é o do espanhol Borja W.V.. Ele presenciou como dois delinquentes roubaram e golpearam uma mulher idosa. Borja a ajudou. Também conseguiu correr atrás de um dos ladrões para recuperar a bolsa da senhora. Deu-lhe um murro e o jogou no chão. A má sorte fez com que o ladrão batesse a cabeça e entrasse em coma. Dois dias depois, morria. Borja foi condenado, celeremente, a dois anos de prisão e a pagar uma multa milionária.

Ser herói ou não? Como reagimos as injustiças na rua

Como a imprensa trata esse tipo de caso?

É comum o aparecimento de heróis de rua na imprensa. Como também é comum um tipo de tratamento com moral obscura. Parece dizer que é melhor não meter-se nos casos de agressão a idosos, mulheres e crianças. Vimos há poucos dias um policial matar um bioquímico em Dourados durante uma sessão de cinema. Ninguém interferiu no caso. Ninguém tentou proteger o agredido, nenhum herói apareceu. A imprensa ficou em dúvida sobre como tratar o caso. Frequentemente, presenciamos agressões de um marido em sua esposa. Tendemos a não interferir. Todavia, ficar quieto tampouco parece uma opção correta perante a opinião pública.

Ser herói ou não? Como reagimos as injustiças na rua

O papel das habilidades físicas.

O que faz com que alguns cidadãos hajam como meros espectadores ante situações desse tipo? Por um lado, a desconfiança em seus próprios recursos para interferir em favor do agredido. Só é mais fácil intervir para aqueles que têm habilidades físicas, sabem exatamente o que fazer. Os riscos já estão previamente sopesados e assumidos. Se há dúvidas a respeito dos riscos, o normal é não intervir. Em outros casos, há pessoas que presenciam abusos ou violência e ficam paralisados. Não sabem o que fazer.
Também existe uma teoria para explicar como uma multidão presencia as violências nas ruas. É o fenômeno do "contágio social". Quanto mais pessoas estejam vendo a situação sem fazer nada, menor a possibilidade de que alguém se anime a intervir. Especialmente em situações de risco.

Ser herói ou não? Como reagimos as injustiças na rua

O que diz a polícia.

Segundo a polícia, os atos heroicos não são os mais indicados. "O único conselho que podemos dar é que quando vejamos um ato desagradável ou delitivo mantenhamos a calma e chamemos as autoridades", diz um comandante da polícia militar. Há algum protocolo a respeito? "Não há um protocolo específico, eles só existem para os policiais", garante a mesma fonte policial.
Portanto, ainda que seja moralmente aconselhável interferir em casos de violência nas ruas, as autoridades pedem que as informem e deixem que tomem as rédeas da situação. Pode ser. Mas como ficam os Borjas do mundo?

Nos siga no Google Notícias