ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 32º

Em Pauta

Tratamento de leucemia tem ótimos resultados, para ricos

Mário Sérgio Lorenzetto | 01/09/2017 06:25
Tratamento de leucemia tem ótimos resultados, para ricos

Leucemia linfoblástica com péssimo prognóstico? Já têm cura. Segundo o Washington Post, o governo dos Estados Unidos aprovaram uma nova técnica de combate a esse tipo de câncer. Os resultados são tidos como excelentes. Em um ensaio realizado em 12 países, 83% dos doentes que participaram dos testes vira a enfermidade ser remitida. Um anos depois dos testes, 66% deles não tinham sinal algum da doença. A terapia foi desenvolvida pela farmacêutica Novartis e recebeu a denominação de Kymriah. Ótima notícia que vinha sendo aguardada por todos, o problema é o preço absurdo: a injeção única da terapia custará entre US$200.000 e US$500.000. Os protestos nos Estados Unidos pelo valor cobrado estão nas principais manchetes dos jornais. Dificilmente a Novartis continuará abusando desse conhecimento.

Tratamento de leucemia tem ótimos resultados, para ricos

Combinação de imunoterapias, novo tratamento de câncer.

O maior congresso de oncologistas da história, que aconteceu em Chicago, debateu as medidas possíveis para levar a combinação de imunoterapias, o mais recente tratamento eficaz, para os mais humildes. Esse tratamento consiste em superar as barreiras que têm o sistema imune para reconhecer as células as cancerosas como uma ameaça para nosso organismo ou de atacá-las e destruí-las quando as reconhece. Esse tratamento é novo e ainda está sendo desenvolvido em muitos centros oncológicos no mundo.
A ideia que vem revolucionando o tratamento dessa doença é fazer com que os nosso linfócitos, células que defendem nosso organismo é que estão no sangue, se aproximem das células malignas ou quando estão próximas das células "loucas tumorais", as ataquem.
Durante o congresso foram apresentados algumas opções de medicamentos que cumprem esse papel de pegar os linfócitos e os levarem até as cancerosas e ainda, de propiciar que esses linfócitos superem o sistema de defesa das células tumorais. Os estudiosos entendem que o câncer, por ser uma doença genética, é pessoal, exige tratamento personalizado com combinações de medicamentos imunoterápicos. Só um medicamento não basta, há a necessidade de uma ampla gama desses novos remédios. Isso faz com que o tratamento com imunoterapia seja caro, muito caro. Hoje, só ricos têm acesso a eles, raras pessoas humildes conseguem receber essa benesse.

Tratamento de leucemia tem ótimos resultados, para ricos

Leucemia, diabetes e obesidade serão tratados pela terapia genética.

Depois de vinte anos de pesquisas, as terapias genéticas começam a se tornar realidade no mundo da medicina. A técnica CRISPR, cortar e colar genes de nosso corpo, começa a surtir resultados práticos.
Em setembro, nos Estados Unidos, começarão o tratamento comercial dirigido a pacientes com leucemia que têm mal prognóstico. Serão retirados linfócitos do próprio paciente, levamos aos laboratórios da Novartis, a empresa que comercializará o tratamento, modificá-los geneticamente para que sejam capazes de atacar as células cancerígenas e voltar a injetá-los no paciente. O tratamento está aprovado, após exaustivas provas, pelos órgãos governamentais norte-americanos. Mas não se trata apenas de leucemia. Há centenas de outras pesquisas com a técnica CRISPR, desde a cura de doenças humanas até a modificação de vegetais para viver em ambientes inóspitos.
Há poucos dias, a conceituada revista científica Cell Stem Cell publicou um novo avanço dessas terapias gênicas. Cientistas da Universidade de Chicago criaram enxertos de pele que produzem hormônios capazes de regular o nível hormonal no sangue. Em outras palavras, conseguiram resolver o problema da diabetes. Nessa mesma pesquisa, como é comum acontecer, perceberam outro efeito que não imaginavam: a mesma técnica havia limitado o incremento de peso provocado por uma dieta rica em gordura. - resolveram o problema maior da obesidade. Mas, calma. Essa pesquisa de Chicago foi realizada com sucesso em ratos. Ainda levará anos, e muito dinheiro, para chegar a humanos.

Nos siga no Google Notícias