ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 24º

Finanças & Investimentos

3 Livros que podem impactar a sua vida

Por Emanuel Gutierrez Steffen (*) | 31/05/2017 08:32

Todos sabemos que a leitura é uma fonte de aprendizado e conhecimento inesgotável. Ano passado coloquei como meta ler 52 livros, um por semana (para quem não lembra, coloquei o link para comprovar). Infelizmente, por conta de trabalho, treinos e viagens, acabei lendo “só” 22 livros, alguns deles bem famosos, outros mais específicos, mas de todos consegui tirar algum proveito.

Considerando que o brasileiro lê quase 3 livros por ano, acabei lendo quase 8 anos. Falha minha! Esse ano tentarei ler algo em torno de 20 livros também, apesar da minha lista na Amazon já estar com mais de 30 livros (e ela não para de crescer). Então deixo aqui 3 passagens que os últimos livros que li me ensinaram, talvez elas te ajudem em algo, como me ajudaram.

1. Faça as coisas com amor

Do livro “O Amor é a Melhor Estratégia”, de Tim Sanders - Esse foi talvez um dos melhores, se não, o melhor livro que já li. Impressionante como as vezes temos preconceitos com alguns tipos de livros: achamos que apenas os livros grossos, aqueles volumosos e com palavras difíceis irão nos ensinar coisas importantes, mas não é bem assim. Esse livro simples do Tim Sanders, com pouco mais de 100 páginas, foi um dos que mais me ensinou – e virou o livro #1 quando alguém me pede indicação de leitura. Ah, eu fui inclusive a um sebo em São Paulo justamente por achar uma edição que estava nova (o livro não é mais impresso no Brasil, uma pena).

Sobre essa passagem, Tim Sanders comenta que tudo que você deve fazer em sua vida e seus negócios, deve ser feito com amor. Um outro trecho importante do livro, que é o segundo tópico que comento abaixo, é o seguinte: “Quando você apresenta duas pessoas, em vez de ‘um mais um igual a dois’, o dois passa a ser igual a infinito. Se a conexão for bem-sucedida, estamos ajudando a criar aquele relacionamento profissional ‘um em um milhão'”. Para isso, ele diz que devemos ser um “lovecat”, e para ser um lovecat você precisa tomar três atitudes, começando agora:

Dê o seu saber de graça. No livro, quando ele diz “dar o saber de graça”, isso significa que você deve procurar ensinar o máximo de pessoas, sem esperar nada em troca, afinal não custa nada ajudar. Quantas vezes você já leu que a melhor forma de aprender é ensinando? Comece agora mesmo;

Mostre seu caderno de endereço a todas as pessoas que queiram vê-lo. Na época em que o livro foi escrito, no início dos anos 2000, era muito comum os cartões de negócios de empresas. As pessoas se encontravam e trocavam cartões, mas hoje, com o advento da internet, as pessoas trocam emails, redes sociais e etc. A questão desse tópico é que sempre que pudermos, devemos apresentar as pessoas umas as outras, sem ter vergonha do que acontecerá depois. Sua parte é apresentar as pessoas. Imagina que você tem um amigo que tem um negócio e esse empreendimento precisa de uma ajuda na gestão de funcionários.

Você, como bem conectado, conhece o diretor de uma empresa que faz a gestão de funcionários, então que tal apresentar seu amigo empreendedor ao amigo diretor da empresa e deixar que eles conversem? Marque um café, convide os dois e deixe que o destino cuide do resto. Saia de fininho;

Seja humano, sempre. Não precisamos lembrar sobre esse ponto, certo? Seja humano. Seja gentil, carinhoso, amigo e esteja por perto sempre que sua família e seus amigos precisarem de você. Muitas pessoas irão te decepcionar por você ser um “lovecat”, mas não desanime. Quanto mais você utilizar o amor, mais amor receberá em troca.

2. Corra riscos

Do livro “Axiomas de Zurique”, de Max Gunther - Se você procura um livro sobre economia e conselhos, mas que seja uma leitura simples e com vários conselhos, vá sem medo nesse livro do Max Gunther. Nele, o escritor apresenta os 12 grandes axiomas da economia (Risco, Ganância, Esperança, Previsões, Padrões, Mobilidade, Intuição, Religião e Ocultismo, Otimismo e Pessimismo, Consenso, Teimosia e Planejamento). Também há 16 axiomas menores, os axiomas, que podemos chamar de conselhos.

Esse livro fala um pouco sobre a economia da Suíça, é uma das mais fortes da Europa e do mundo. Ele explica como os suíços são as pessoas mais ricas, tudo através da economia, por investimentos, especulação e o principal, eles apostam pra ganhar. Quantas vezes você já ouviu que para ganhar você não pode ter medo de perder?

Uma outra passagem interessante desse livro é o axioma do “Otimismo e Pessimismo”: nele, Max Gunther questiona se você sabe a diferença entre ser otimista e ser confiante. O otimista está sempre feliz e pra cima, mas quando acontece um evento inesperado, ele não sabe como resolver.

O confiante, além de estar feliz, sabe o que tem que fazer quando aparece um problema. Portanto, seja sempre confiante, por mais que isso possa parecer complicado. Demonstre confiança. 

3. As etapas do desenvolvimento tribal

Do livro “Onze Anéis”, de Phil Jackson - Nesse livro, um dos melhores sobre liderança e desenvolvimento pessoal que já li, Phil Jackson, treinador da liga americana de basquete (NBA), que treinou nada menos que Michael Jordan e Kobe Bryant, além de ser 11 vezes campeão da liga, cita um estudo realizado em pequenas e médias empresas sobre como está o desenvolvimento da tribo (equipe de trabalho) no momento.

O estudo foi feito pelos consultores de gestão Dave Logan, John King e Halee Fisher-Wright e está no livro “Tribal Leadership”.

Todos nós já passamos por algumas fases difíceis em nossas vidas (etapa 1), em que tudo é ruim, nada dá certo, em uma vida que pode ser compartilhada pelas gangues de rua, que não tem nada a perder. Depois de passarmos por isso, vamos para a segunda etapa, que muito parece com pessoas que deixam a vida ao acaso e nada fazem para melhorar. Geralmente esse tipo de pessoa diz “minha vida é uma merda” e simplesmente desiste de correr atrás para melhorá-la.

A maioria das pessoas com quem convivo estão entre as etapas 3 e 4. Ah, lembre-se que você deve escolher suas companhias, pois elas moldam seu caráter. A etapa 3 é muito vista em pessoas arrogantes, porém melhores que as pessoas que estão na etapa 2. Na etapa 3, as pessoas se consideram o máximo e você é um nada. A etapa 4, que considero que estou vivendo agora, diz que o grupo em que você convive é o máximo, mas seu adversário não é. Quanto mais difícil é seu adversário, mais sua tribo se fortalece para vencer os objetivos.

A 5ª e última etapa seria o santo-graal, aquele estágio em que tudo na vida é o máximo e nada pode te deter. Geralmente isso ocorre quando conseguimos uma promoção no emprego e nossa vida parece estar caminhando como planejamos. Temos um objetivo claro e tudo indica que iremos cumpri-lo. Tudo na vida é um ciclo, existem épocas boas e épocas ruins, devemos aproveitar as fases boas e aprender com as fases ruins. Gostaria de escrever muito mais que três aprendizagens que tive com os últimos livros, mas farei isso de forma organizada e com calma.

Uma indicação que deixo aqui é o novo livro do Pep Guardiola, “La Metamorfosis”, ainda não tem tradução para o português.

Nesse livro, existem passagens sensacionais com Gary Kasparov, Killian Jornet e outros monstros dos esportes. O livro, apesar de ser sobre um técnico de futebol, tem várias passagens sobre vida, liderança, gestão de pessoas, ego e etc. É um excelente livro. Caso você tenha alguma indicação de livro, use os comentários abaixo ou fale diretamente comigo pelo Instagram. Adoraria compartilhar com você algo tão enriquecedor quanto a leitura. Obrigado e até a próxima.

Fonte: Igor Oliveira\ Dinheirama.com Disclaimer: A informação contida nestes artigos, ou em qualquer outra publicação relacionada com o nome do autor, não constitui orientação direta ou indicação de produtos de investimentos. Antes de começar a operar no SFN - Sistema Financeiro Nacional o leitor deverá aprofundar seus conhecimentos, buscando auxílio de profissionais habilitados para análise de seu perfil específico. Portanto, fica o autor isento de qualquer responsabilidade pelos atos cometidos de terceiros e suas consequências.

(*) Emanuel Gutierrez Steffen é criador do portal www.mayel.com.br

Nos siga no Google Notícias