ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 33º

Finanças & Investimentos

Benefícios e vantagens do marketing multinível

Por Emanuel Gutierrez Steffen (*) | 13/02/2017 08:21

Olá! Seja bem-vindo ao terceiro artigo da série “Marketing Multinível – Tudo o que você sempre quis saber, mas ninguém teve coragem de contar”. No primeiro artigo, abordamos o conceito de Marketing Multinível e Vendas Diretas. No segundo artigo, falamos de Pirâmides Financeiras: o que são, como se formam (e não se sustentam) e o mais importante: Marketing Multinível é pirâmide? Neste terceiro e penúltimo artigo, vamos ver quais as vantagens de se trabalhar no Marketing Multinível. Boa leitura!

Imaginemos que você já trabalhe com Marketing Multinível ou esteja pensando em ligar-se a alguma empresa que atue neste formato. O que você tem a ganhar, trabalhando com este modelo de negócios? A possibilidade de se conseguir renda extra é o primeiro e um dos pontos mais interessantes.

Uma fonte de renda adicional, que proporcione ganhos fora do emprego, pode ser útil para você investir e criar o seu colchão financeiro, por exemplo. O colchão financeiro é uma reserva de emergência que representa segurança financeira para a sua família. Em casos extremos, como questões de saúde ou perda de emprego, é através do colchão financeiro que as despesas da família serão custeadas.

O dinheiro do colchão financeiro deve ser líquido, ou seja, disponível para o curto prazo, dado que as emergências não costumam esperar. Imagine tentar se desfazer de um imóvel para conseguir dinheiro de um dia para o outro. O único meio infalível de se desfazer do imóvel é aceitar um valor muito menor do que ele efetivamente vale.

A ideia é que você guarde dinheiro suficiente para prover os gastos de sua família, pelo período que você acredite estar recolocado no mercado de trabalho. Este período pode variar de poucos meses a até mais de um ano, dependendo da sua profissão. Se as rendas obtidas com Marketing Multinível forem suficientes para você conseguir montar o seu colchão financeiro, o projeto já terá se mostrado suficientemente interessante para você.

Considerando apenas a renda do trabalho principal, a tarefa de se economizar o montante correspondente a vários meses de salário se mostra, por vezes, inexequível. Neste sentido, as receitas obtidas no Marketing Multinível podem representar um mecanismo relevante na inestimável tarefa de se prover a segurança financeira de sua família.

É imprescindível, porém, que a maior parte dos ganhos do negócio multinível (MMN) seja reservada para a construção de patrimônio da sua família. O reinvestimento dos ganhos do MMN no próprio negócio pode ser estimulado pelos fabricantes dos produtos, mas é preciso estar bem atento para que os ganhos do trabalho sejam efetivamente embolsados por você.

É substancial que você não seja usado apenas para “girar a roda” do negócio, onde unicamente quem ganha é o fabricante dos produtos e o governo (através dos impostos). Por se tratar de modelos de negócio bem definidos, os riscos para quem está no MMN são bastante reduzidos. Para tudo o que nos propusermos a fazer na vida, sempre pagaremos usando o nosso dinheiro ou o nosso tempo.

No geral, os negócios de MMN são dos poucos que permitem investir mais tempo (para venda dos produtos e prospecção da rede) do que dinheiro. Por baixos custos mensais e de entrada, é possível conseguir ganhos consideráveis, geralmente acima da média do mercado. Isto é proporcionado justamente pela eliminação dos elos intermediários dos canais tradicionais de distribuição.

Além de serem dos mais fáceis e baratos para se começar, os negócios MMN também são assim para sair. Fechar uma empresa no Brasil, além de ser extremamente burocrático, costuma custar muito dinheiro, como aquele necessário para a rescisão dos funcionários. Quando estão para fechar as portas, muitas empresas não possuem este dinheiro disponível.

Acredito que o ponto mais positivo de se trabalhar com MMN é a possibilidade de melhoria na formação profissional. Sem a menor dúvida, o melhor investimento que podemos fazer é em nós mesmos, em nossa formação. Muitas pessoas na rede do MMN acabam servindo de verdadeiros mentores profissionais para o desenvolvimento de quem está começando. Ter acesso a cursos e treinamentos de graça ou com valores subsidiados pelo fabricante, sem dúvida, é um benefício muito importante.

Neste sentido, tenho visto que as pessoas de sucesso no MMN se tornaram melhores vendedores e tiveram a oportunidade de aprimorar suas competências de comunicação, relacionamento e liderança. Vimos os diversos os benefícios de se trabalhar com Marketing Multinível. Mas nem tudo são flores: existem problemas que você deve atentar, quando estiver trabalhando neste formato de negócio.

Quer saber quais são estes problemas do Marketing Multinível e se, afinal, este negócio vale a pena? Não deixe de ler, na semana que vem, o quarto e último artigo da nossa série “Marketing Multinível – Tudo o que você sempre quis saber, mas ninguém teve coragem de contar”. Abraços e até lá!

Fonte: William Ribeiro/Dinheirama.
Disclaimer: A informação contida nestes artigos, ou em qualquer outra publicação relacionada com o nome do autor, não constitui orientação direta ou indicação de produtos de investimentos. Antes de começar a operar no SFN - Sistema Financeiro Nacional o leitor deverá aprofundar seus conhecimentos, buscando auxílio de profissionais habilitados para análise de seu perfil específico. Portanto, fica o autor isento de qualquer responsabilidade pelos atos cometidos de terceiros e suas consequências.

(*) Emanuel Gutierrez Steffen é criador do portal www.mayel.com.br

Nos siga no Google Notícias