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Finanças & Investimentos

Como garantir um bom atendimento ao cliente?

Emanuel Steffen | 13/09/2019 06:23

A competição entre as empresas é cada vez maior nos mais diversos nichos de mercado. Para vencer essas disputas diárias as empresas têm procurado aumentar seus investimentos em ganho de produtividade, eficiência e inovação. Outra estratégia igualmente relevante é apostar na recorrência de compras e a fidelização por meio do aprimoramento do atendimento ao cliente.

A importância do atendimento está em garantir uma ótima experiência de interação com o negócio antes, durante e depois do processo de compra. Como resultado podemos esperar um aumento da recorrência em comprar futuras e a indicação da empresa para terceiros por meio do boca a boca. A seguir convidamos você leitor a conhecer 5 melhores práticas para atingir um atendimento de excelência. Acompanhe!

1.Promover treinamentos

Para garantir que todos os colaboradores garantam o mesmo padrão de atendimento é primordial investir tempo e recursos financeiros em treinamentos corporativos específicos para essa área.

Por meio da capacitação técnica é possível desenvolver nos funcionários a habilidade para lidar com situações inusitadas ao mesmo tempo em que geram empatia, demonstrando solicitude e dedicação as demandas apresentadas pelo cliente. Esse tipo de habilidade pode ser melhor apreendida e disseminada com a ajuda de cursos.

2. Criar métricas de atendimento

Só podemos avaliar o eficácia de determinada ação se tivermos certos parâmetros de comparação disponíveis para análise. Essa é finalidade de estipular metas de controle e desempenho do atendimento prestado pela empresa.

Esses indicadores podem ser divididos em indicadores de qualidade - que mediram o nível de satisfação do cliente e o grau de recomendação do serviço - e os indicadores de performance que representam o alcance das metas estipuladas como redução do número de reclamações e o aumento da conversão. Assim é possível ampliar a visão sobre a percepção do cliente e tomar as medidas necessárias.

3. Monitorar continuamente

O padrão de atendimento ao cliente só será mantido se houver um cuidado especial com o tema. Para isso é preciso consolidar o monitoramento dos atendimentos realizados a fim de verificar se os requisitos de qualidade estão sendo cumpridos conforme o estipulado.

São inúmeras as ferramentas que podem ser utilizadas para monitorar o atendimento prestado pelos colaboradores. O cliente oculto por exemplo usa um profissional que se passa pelo cliente e avalia o dia a dia do negócio. Além dela existem outras ferramentas como a gravação de atendimentos ou mesmo a implantação de uma ouvidoria para o recebimento de reclamações.

4. Estabelecer recompensas

É notória a influência das recompensas no comportamento. Apostar nesse conhecimento para motivar os seus colaboradores a prestar o melhor atendimento ao cliente é um recurso que não deve ser negligenciado. Entre as ações que podem ser adotadas nessa direção está a criação de programas de remuneração conforme o desempenho.

Campanhas como essa estipulam prêmios específicos ou a participação nos resultados auferidos pela empresa como recompensa ao trabalho do colaborador além do seu salário principal. Essa ação é muito exitosa e costuma apresentar bons resultados em todos os departamentos, inclusive para a área de atendimento ao cliente.

5. Facilitar a comunicação

Facilitar a comunicação também é parte importante do atendimento ao cliente e para isso é necessário investir na ampliação dos canais disponíveis. Não conseguir contato com a empresa gera frustrações no cliente e prejudica a probabilidade de realização de novas compras.

Por isso adicione canais de contato a sua estratégia de atendimento. Varie as ferramentas para além dos tradicionais telefone e e-mail, como as redes sociais, portal na internet, aplicativos, chats interativos etc. Assim os clientes poderão contar com mais de uma forma de interação com a empresa.

Como podemos observar investir no aprimoramento do atendimento ao cliente é fundamental para que as empresas desenvolvam maior credibilidade e consequentemente gerem mais resultados de recorrência, fidelização, recomendação a terceiros e quantidade de vendas.

E você o que pensa sobre o assunto? Quais ações adota em sua empresa para avaliar e aprimorar o atendimento ao cliente? Deixe o seu comentário logo abaixo e contribua com a sua experiência.

Disclaimer: A informação contida nestes artigos, ou em qualquer outra publicação relacionada com o nome do autor, não constitui orientação direta ou indicação de produtos de investimentos. Antes de começar a operar no SFN - Sistema Financeiro Nacional o leitor deverá aprofundar seus conhecimentos, buscando auxílio de profissionais habilitados para análise de seu perfil específico. Portanto, fica o autor isento de qualquer responsabilidade pelos atos cometidos de terceiros e suas consequências.

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