A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Terça-feira, 25 de Setembro de 2018


  • Ampla Visão
  • Ampla Visão

    com Manoel Afonso


09/12/2016 10:42

A lealdade de Zé Teixeira e a gratidão do governador

Manoel Afonso

‘MÁGICAS’ A diferença entre ‘acórdão’ e ‘acordão’ não é apenas na acentuação. Se o ministro Ricardo Lewandowski inventou que a ex-presidente Dilma Rousseff (PT) perdesse o cargo mantendo seus direitos políticos, a maioria do STF entendeu que o senador Renan Calheiros (PMDB-AL) fosse só afastado da linha sucessória do Planalto. Uma solução escrachada, bem brasileira.

RENAN Um dinossauro que sobreviveu a embates e dilúvios. Veio com Fernando Collor, ajudou a derrubá-lo, renunciou à presidência do Senado escapando da cassação, retornou, foi íntimo do PT e agora costura alianças no STF e no Planalto, reina no círculo do poder. “Manda quem pode, desobedece quem tem bons juízes”.

‘LAVA JATO’ Os R$ 38 bilhões recuperados e as 118 condenações atemorizam muitos políticos que tentam fragilizá-la com críticas. Mas, as prisões do ex-governador do Rio de Janeiro Sergio Cabral (PMDB) e sua mulher Adriana Ancelmo ganharam aplausos em todo o país. Do Leblon para Bangu.

EVIDENTE que em função de casos esparsos de eventuais excessos, a ofensiva para desmoralizar a Lava Jato é visível em notícias plantadas, entrevistas com personagens suspeitos e artigos direcionados. A classe política está sem moral para discutir conceitos comportamentais. Concorda?

SUPERADOS Reclamam de que? Os taxistas da Capital cobram caro e o nível dos serviços é antiquado comparado ao pessoal do Uber. Já os bancários das três agências do Banco do Brasil fechadas na capital ‘esquecem’: o padrão no atendimento à clientela deixa a desejar.

NA MÍDIA o Banco do Brasil vende a imagem moderna de fomentador de progresso em diversos segmentos da comunidade. Mas seus funcionários, contaminados pela tal estabilidade, parecem viver noutro planeta e perdem terreno na competitividade atual.

CALIBRE Eu já havia alertado sobre o poder de fogo do deputado Zé Teixeira (DEM) junto ao governo estadual. A bancada tucana quebrou o bico. O governador Reinaldo Azambuja (PSDB) não esquece da importância do parlamentar em sua eleição.

O GOVERNO do Estado tem dificuldades sim, mas olhando o cenário nacional, digo que ele vai bem. Estados tradicionais, com estrutura econômica baseada na indústria, passando dificuldades. Apertar o cinto onde pode é o caminho, sem medo de errar.

É DOSE? Alguns acham que ela não andaria seguindo à risca a prescrição de seus medicamentos. Outros entendem que seriam reflexos das eleições em Fátima do Sul. Verdade é que a deputada Grazielle Machado (PR) pegou pesado ao usar a expressão ‘porta dos fundos’ ao cobrar do governo a liberação das emendas. Devagar com o andor.

LEMBRAM daquela conversa do ex-senador Delcídio do Amaral (sem partido-MS) gravada pelo filho do Nestor Cerveró? Pois é. Claro, a gravação não tinha autorização judicial, mas serviu de prova para a cassação do mandato do parlamentar de nosso Estado. Certo?

NO CASO da gravação da fala do deputado estadual Paulo Corrêa (PR), dando ‘dicas’ ao deputado estadual Felipe Orro (PSDB) , a ‘investigação’ faz jogo de cena e também manteve os jornalistas longe do depoimento do deputado Orro. O deputado Maurício Picarelli (PSDB), corregedor do caso, tem pronta a pizza natalina. Ora! Respeitar a inteligência da opinião pública faz bem.

MUDANÇAS Apesar da maior presença da mídia, a relação do eleitor com o político mudou para pior, está mais distante, impessoal. O eleitor ficou cético e o político perdeu a áurea de antes. Essa mudança de postura não é fruto do acaso. Efeito de causa.

O PREÇO Em extinção a figura do viajante comercial, de pastinha na mão, vendendo seus produtos de cidade em cidade. A internet com seus mostruários substituiu esse personagem. O reflexo é sentido no tradicional Clube dos Viajantes (saída de Três Lagôas). Dos 250 sócios iniciais só restam 30.

BARBARIDADE Faz um tempinho que o elevador da Central do Cidadão não funciona. Os funcionários fizeram ‘vaquinha’ para consertar um aparelho de ar condicionado. Na Semadur não havia ‘xerox’ funcionando. Quanto ao 13º salário, os servidores da prefeitura da capital só irão receber em 2017.

OS FUNCIONÁRIOS contam os dias para o prefeito Alcides Bernal (PP) entregar o cargo. Aliás, pela primeira vez na história da capital, o Tribunal de Contas do Estado interviu suspendendo o pagamento antecipado do IPTU que estava sendo cobrado. Neste ritmo, duvido que o prefeito atual seja absolvido dos futuros processos decorrentes de suas mazelas na prefeitura. Pode ficar inelegível, inclusive.

DÚVIDAS Ouvindo a fala do Ministro da Defesa Raul Jungmann na Assembleia Legislativa, lembrei-me do discurso do ex-ministro da Justiça José Eduardo Cardozo na sua última visita à Capital. Ambos com o mesmo tom e promessas. Só acredito vendo.

A PROPÓSITO São 400 policiais rodoviários federais no Estado; o ideal seria 900. Conversei com alguns deles na Assembleia Legislativa e disseram que a defasagem é também fruto do pedido de transferência dos policiais para seus locais de origem, principalmente no Nordeste. Muitos não topam essa ‘guerra na fronteira’.

ALEXANDRE Aguiar Bastos é o advogado escolhido pelo Tribunal de Justiça para compor o quadro de desembargadores pelo quinto constitucional representando a OAB-MS (Ordem dos Advogados do Brasil - seccional Mato Grosso do Sul. Espero que ele se espelhe no desembargador Claudionor Abss Duarte, indicado pela OAB, nas relações e tratamento aos advogados em seu gabinete, inclusive. Vamos torcer para que a vaidade da toga não o contamine. Parabéns. Sucesso.

“O Brasil é uma nação de espertos que, reunidos, formam uma multidão de idiotas”. (Gilberto Dimenstein)

Clamor público favorece Bolsonaro
BOI VOADOR “Quem foi, quem foi/Que falou no boi voador/Manda prender esse boi/Seja esse o que for/ O boi ainda dá bode/Qual é a do boi que revoa/ Boi...
Horário eleitoral ou plantão policial?
POLÍTICA Ela sempre foi feita com meias verdades e mentiras inteiras. Mas com a tecnologia nas comunicações isso ficou latente. O papel do Facebook é...
Sem discurso, MDB esconde André
NA POLE A derrota nas eleições de 2014 não causou estragos no patrimônio eleitoral do ex-prefeito Nelson Trad (PTB). Pelas sondagens e pesquisas elei...
André: da prisão para a campanha?
RETROSPECTIVA No 2º turno do pleito de 2014 Reinaldo Azambuja (PSDB) obteve 741.516 votos – (55,34% ) para governador. Na capital obteve 289.862 voto...


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions