ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 23º

Manoel Afonso

Sem rabo preso, Azambuja voa alto

Manoel Afonso | 29/01/2016 11:21

COISAS DO PT Ao privilegiar as grávidas do Bolsa Família com repelentes grátis, ignora-se quem não recebe o benefício. Discriminação com interesse eleitoral? Ora! A Constituição diz que o Governo é responsável pela saúde de toda população. Daí...

‘AINDA BEM...’ Diferentemente do presidente da OAB nacional, que é aliado de Dilma e do PT, de olho no cargo de ministro de tribunal, aqui Karmouche revela que a entidade fará seu papel para efetivamente combater a corrupção no MS. Muito legal

NA TOCA Embora os escândalos do Mensalão, Petrolão e Lava Jato provocassem a indignação geral , a OAB nacional não moveu um dedo para atender aos reclamos da sociedade. A contrário, acovardou-se - não foi às ruas. Conivência oportunista.

MEMÓRIA Na presidência do Conselho Federal da OAB, Marcio Thomaz Bastos foi signatário do impeachment de Collor. E o motivo era a corrupção, esse mesmo mal que está corroendo o país, hoje governado pelo PT. Estranho. A Ordem virou desordem?

O ARTIGO “Rumo aos 50%” – de autoria da deputada federal Tereza Cristina, merece ser lido. Mostra a sanha da União, Estados e municípios na elevação dos tributos para 2016, onde os impostos já chegam a 40% do que é produzido no país. Estamos fritos!

CORRUPÇÃO Todos os 9 vereadores de Centralina (MG) presos por safadezas. Um ex-secretário de finanças de Chapadão do Sul, já em liberdade, foi condenado a pagar pesada multa por ‘meter a mão’. Duas lamparinas na escuridão. Mas já é alguma coisa.

O CASO de Centralina é mais um exemplo da irresponsabilidade do leitor na escolha de seus vereadores. Mas o primeiro culpado é o partido político que chega a anunciar na TV que ‘tem vagas para candidatos’. Prioriza a densidade eleitoral e ignora a qualidade.

O ELEITOR acha: vereadores não resolvem nada, primam pela igualdade. No fundo sabe que está errado, mas empurra de barriga a decisão de mudar o critério da escolha. Já disse aqui: lembra aquele cara que vai adiando a data de deixar de fumar ou beber.

ENTENDO que o nível de exigência do eleitor não melhorou e que infelizmente foi o nível da representação política que ficou ainda pior. Daí o eleitor vota naquele nome que lhe foi apresentado pelo partido, mas não quer se responsabilizar por seus atos.

‘APRENDIZADO’ Não é fácil achar um presidente do porte de Washington Luis, que começou como vereador (Batatais –SP – 1.897). O leitor da coluna, fazendo a análise do nível dos vereadores de sua cidade, conclui: a mediocridade supera a qualidade deles.

A FATURA Onde estão os portais da transparência das Câmaras Municipais? Será que a população sabe como os vereadores conseguem tantos benefícios incorporados ao salário? Esses penduricalhos geralmente escondem malabarismos financeiros incríveis.

‘SEM ILUSÕES’ Câmaras Municipais promovem eventos festivos para devolver o dinheiro ao Executivo - via ‘cheque simbólico’. Será que o ato anistiaria os outros pecados dos vereadores? Há muita demagogia, pois ser honesto é apenas obrigação.

“DE NOVO?” O PT quer viabilizar Ciro Gomes (PDT). O mesmo que em 2002 disse: “Minha companheira ( Patrícia Pillar) tem um dos papeis importantes, que é dormir comigo. Dormir comigo é um papel fundamental.” Um exemplar machista nordestino!

CONSTRUÇÃO A vinda do deputado Beto Pereira é apenas mais um lance neste tabuleiro de xadrez estadual. Outros virão. Azambuja quer construir a maioria na Assembleia para não ficar refém do PMDB e facilitar futuras batalhas eleitorais.

COMPARANDO Essa parceria com o PT está desgastando o PMDB, tal qual ocorreu com o PFL que fazia qualquer negócio para ficar com parte do poder. Aqui o partido não tem conseguido se renovar e se reinventar. Ficou dependente e refém de André.

BENGALA Sim, o PMDB envelheceu! Essa mesmice deixou de atrair possíveis novos talentos. É mais ou menos o que ocorre no PT, terrivelmente sem moral para tentar atrair pelo menos novos filiados - sem dar bolsa família ou emprego público.

O PODER de fogo de Reinaldo para fortalecer o PSDB é forte. Mas precisa tomar cuidado para não ‘inchar’ o partido como fazia Pedrossian. É preciso levar em conta se quando muda de partido, o político também leva junto os eleitores. Isso é fundamental.

PEDROSSIAN Dançou; não respeitava os partidos, usando-os segundo as convicções pessoais, sem consultar ninguém. Achava que por toda a vida o eleitorado o seguiria, sem questionar ou discordar. Um dia, os eleitores e companheiros se cansaram dele.

INSÔNIA Não tem essa que fulano ou sicrano tem nervos de aço. Repito: as próximas eleições sofrerão o reflexo das ações da justiça, notadamente daquelas promovidas pelo Ministério Público Federal em todo Brasil. O fantasma da visita do ‘Japonês’ incomoda!

A NOTÍCIA da prisão de políticos e de homens públicos causa estragos irrecuperáveis no imaginário popular. Pior ainda quando há imagens do ato prisional. Com a revolução nos meios de comunicação não há mais como esconder ou abafar como antigamente.

OS TEMPOS são outros. O advento do novo celular quebrou barreiras. Em questão de segundos a notícia ganha o mundo na internet. A Lava Jato, a Lama Asfáltica, a ‘Coffee Break’, por exemplo, podem sim redefinir nomes e rumos no quadro eleitoral do MS.

LEMBRANDO A exemplo do colega Sergio Cruz que já participa do programa ‘Balanço Geral’, logo após o carnaval estaremos de volta ao ‘cast’ da TV. MS Record com nosso já conhecido comentário ‘De Leve’, abordando o dia a dia da política.

‘Beleza’ - Zé Dirceu, 113 viagens num jato de lobista. É o Brasil do PT!

Nos siga no Google Notícias