ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEGUNDA  29    CAMPO GRANDE 31º

Momento Saúde Bucal

O que preciso saber sobre lentes de contato dentais?

Marco Polo Siebra (*) | 13/09/2023 11:08

Hoje, estou aqui para falar a respeito das lentes de contato. Muito utilizadas, muitas pessoas procuram os dentistas para fazerem as lentes de contato, mas o que são as lentes de contato?

As lentes de contato são uma película de 1 mm de espessura que vai cimentada, colada na superfície externa do dente, na verdade, são próteses feitas de porcelana. Nós temos tradicionalmente na prótese uma coroa de porcelana, que normalmente é esse dentinho que envolve todo o dente, a coroa de porcelana envolve todo o dente. Uma faceta é só a parte de fora do dente. A faceta ela já tem uma espessura um pouquinho maior do que a lente de contato, a faceta ela passa de 1 mm, de 1,5 mm e até 2 mm de espessura, mas é só a parte externa do dente, só a parte de fora do dente. Só a parte que fica à mostra e algumas vezes nós temos que fazer a coroa total.

De qualquer forma, quando bem planejado, quando bem indicado, quando esses tipos de prótese estabilizam a oclusão, é um excelente recurso, principalmente porque você ganha na estética, na harmonia do sorriso, você corrige as imperfeições e, principalmente, dá um fator estético impactante, e isso é o mais importante. Quer dizer, não é que isso é o mais importante, mas você proporcionar uma estabilidade na oclusão e através desses trabalhos, desses serviços, você pode melhorar a oclusão do seu cliente e no segundo momento você proporcionar uma estética extraordinária.

É fantástico e algumas vezes me perguntam, mas Marco Polo, não vai prejudicar o dente desgastando? Não? Pelo contrário, quando você vai fazer uma lente de contato ou uma faceta, e para diferenciar a lente de contato por uma faceta é que na lente de contato eu não altera a cor do dente, e na faceta sim, eu altero a cor do dente. A lente de contato é muito fininha, não tem como mudar a cor do dente, pra eu mudar a cor de dente, eu tenho que fazer uma faceta, e quando eu faço um preparo para fazer essa faceta, não necessariamente eu tenho que desgastar todo o dente. É uma camada muito superficial.

E, na realidade, esse esmalte que fica em contato com a saliva não é um esmalte para a gente fazer uma boa cimentação, eu preciso remover esse esmalte que nós chamamos de esmalte esclerosado para verdadeiramente fazer a cimentação dessa lente de contato ou da faceta, mesmo assim são trabalhos extraordinários. Vale muito a pena, eu indico, basta realmente você procurar um profissional da sua confiança para ele realizar esse procedimento. Outra coisa importante hoje na odontologia, nós temos um procedimento de escaneamento.

O escaneamento é uma ferramenta extraordinária que substitui a tradicional moldagem. Ele tem a finalidade de agilizar os nossos procedimentos, mas não é o escaneamento que garante a qualidade do trabalho protético, não é o escaneamento que garante a adaptação. Na realidade, o que é mais importante é o preparo, é a mão do profissional na hora de preparar o dente do cliente. Isso é muito mais importante. Obviamente, se eu tenho um escaneamento com um bom preparo, eu otimizo, mas o escaneamento não é o principal fator diferenciador da qualidade da adaptação de uma lente de contato ou de uma faceta ou até mesmo de uma coroa total que também pode ser feito o escaneamento. De qualquer forma, na moldagem tradicional, eu vou obter um modelo de qualidade e o laboratório vai fazer o escaneamento, e é feita a frisagem do mesmo jeito. O mais importante é o preparo que o dentista vai fazer no dente. Ok?

Só para gente deixar bem claro, não é o escaneamento que é o fundamental, e sim a mão do dentista. O dentista tem que ter uma lupa para poder amplificar, aumentar o campo de visão de onde ele está trabalhando.

Espero que eu tenha contribuído com essas informações. Qualquer dúvida, manda um direct lá no meu Instagram @drmarcopolosiebra, que eu terei o maior prazer em te auxiliar.

Um forte abraço, até o próximo vídeo.

Nos siga no Google Notícias