ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEGUNDA  29    CAMPO GRANDE 31º

Momento Saúde Bucal

O que não devo fazer após extrair um dente?

Marco Polo Siebra (*) | 23/08/2023 09:04

Um dos maiores sucessos, de um tratamento que envolve uma cirurgia, é o pós-operatório. São os cuidados que o paciente tem que ter depois que foi realizado o procedimento.

Na boca não é diferente, sempre que executo um procedimento cirúrgico, mais invasivo, os cuidados e precauções são muito importantes para a recuperação.

A dor no pós-operatório não é normal, principalmente se você estiver medicado. Mas é importante entendermos que a dor não é o problema, pois a dor é um mecanismo de defesa do nosso organismo, é uma sinalização que tem algo errado. Sem a dor nos morreríamos, nós nos prejudicávamos. Por isso que é muito importante identificar a causa da dor e não tratar a dor pela dor.

Mas quando faço uma extração de dente, ou uma cirurgia de implante o normal é não doer, em alguns casos pode inchar se o procedimento teve que descolar a gengiva, mas o normal é não doer.

Para ter um pós-operatório tranquilo depois de um procedimento cirúrgico na boca o importante é:

  1. Não fazer bochecho em hipótese alguma. Porque o bochecho vai desorganizar o coágulo que foi formado após o procedimento cirúrgico, e é esse coágulo dá início a cicatriza. O turbilhão de água que você faz na boca com o bochecho vai romper os novos vasos que estão se formado para dar início a cicatrização. Uma vez rompido esses vasos o coágulo de sangue perde o aporte de sangue e começa a necrosar e ai vem a infecção que é sinalizado pela dor.
  2. Não fazer nenhuma atividade física. Na atividade física nos vamos aumentar o fluxo de sangue, vamos aumentar a pressão sanguínea e se o sangue chegar mais forte na região do coágulo de sangue também pode levar ao rompimento dos novos vasos que estão se formando e mais uma vez perder o aporte sanguíneo e levar esse coágulo a uma necrose que infeciona e gera dor.
  3. Não comer alimento solido principalmente da região da cirurgia. Porque o alimento solido também pode interferir para desorganizar o coágulo de sangue.
  4. Não ingerir comida ou líquido quente nos 3 primeiros dias. O ideal é só gelado para fazer uma vaso contrição, diminuir o fluxo de sangue nos 3 primeiros dia que ajuda a não inchar e diminui a dor. Depois do 3º dia em diante pode se fazer uso do quente.
  5. Não tomar nunc medicação por conta própria. Se tiver que tomar algo consulte antes seus dentista ou pelo menos informe a ele qual medicação você tomou e qual foi a finalidade.

Essas recomendações têm que ser prescritas pelo seu dentista. Ele é responsável por te orientar nos pós-operatório. Mas o normal é que o pós-operatório sempre tem que ser tranquilo e principalmente sem dor.

E ai gostou dessas dicas?? Então compartilhe e se tiver alguma duvida me manda um direct no meu Instagram @drmarcopolosiebra que terei o maior prazer em te ajudar.

(*) Marco Polo Siebra é odontólogo há mais de 30 anos, Especialista em: Prótese Dentária; Odontogeriatria; Implantodontia. É Master Coach Pela FEBRACIS (Federação brasileira de Coaching Integral Sistêmico), Ministrante dos Cursos: Pode da Ação; Poder e Alta Performance; Jeito de Viver Família; Educar, Amar e Dar limites; Decifre e Influencie Pessoas; Coach de Carreira; Analista de Perfil Comportamental; Processo de Coaching Individual; Processo de Coaching em Grupo; Especialista em “Neurociência e Performance Humana” na Faculdade FEBRACIS; Presidente da Liga de Neurociência da Febracis Pós-graduações; Coordenador de um Grupo de Apoio para familiares e cuidadores de pessoas com Alzheimer. Hoje tem como principal missão e propósito de vida impactar e transformar pessoas de forma que concretizem seus sonhos e objetivos em todas as áreas da vida.

Nos siga no Google Notícias