ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEGUNDA  29    CAMPO GRANDE 31º

Momento Saúde Bucal

O que é a Prótese Protocolo de Carga Imediata?

Marco Polo Siebra (*) | 01/08/2023 18:09

Olá, hoje vamos falar sobre Prótese Protocolo de Carga Imediata.

A Prótese Protocolo de Carga Imediata é uma técnica empregada em implantodontia que tem revolucionado a forma como lidamos com a substituição de próteses totais convencionais, as dentaduras, por próteses tipo protocolo. Que são as próteses totais fixadas sobre implantes.

Mas aí você pode me perguntar, mas Marco Polo, o implante não precisa de três meses para ocorrer a osseointegração, para fazer o dente em cima do implante?

Sim, realmente você está correto na sua pergunta, o implante unitário ou múltiplos realmente precisam de no mínimo três meses para osseointegração.

Mas na prótese tipo protocolo de carga imediata são instalados quatro implantes ou mais e dispostos de forma a distribuir as forças oclusais da prótese. A prótese tipo protocolo também contém uma estrutura de metal que feruliza os implantes, ou seja, que deixa todos eles unidos, evitando que eles se movimentem na mastigação com as forças laterais.

Esse tipo de trabalho na odontologia é extremamente rápido, em três dias o paciente sai com a prótese instalada e apto a mastigar alimentos macios.

O tratamento consiste em você moldar a boca do cliente para planejar primeiro as próteses totais, dentaduras, na fase de prova dos dentes, em cera, uma vez que o paciente aprovou a estética, o suporte de lábio e os dentes, confecciona-se um guia cirúrgico que vai dar orientação para instalação dos implantes.

No dia da cirurgia, são instalados os implantes com o guia cirúrgico, são realizados o registro da mordida do paciente e a moldagem dos implantes, mandamos para o laboratório de prótese. No outro dia, é hora de provar a prótese superior e a inferior com a barra sobre os implantes, checar a oclusão, o suporte de lábio, o posicionamento dos dentes e a escolha da cor da gengiva, e mandamos de novo para o laboratório para acrilizar e no terceiro dia as próteses vêm acrilizadas e prontas para ser instaladas na boca do cliente. Aí o cliente sai apto a mastigar arroz com feijão e carne moída, ou frango desfiado, alimentos macios ou pastosos.

É necessário aguardar três meses para a osseointegração dos implantes instalados, quando é checada a sua fixação e o paciente tem alta do tratamento.

Lógico que tudo isso é possível se o paciente tiver altura de osso, que será analisada pelo dentista que executa esse tipo de procedimento juntamente com uma radiografia panorâmica ou tomografia. Mas existe sim a possibilidade de fazer esse tipo de trabalho, e ainda tem um detalhe muito importante, é um procedimento totalmente sem dor.

O que, Marco Polo??? Você está falando que são instalados no mínimo quatro implantes na minha boca e não dói? Isso mesmo, não dói. Se o dentista for bem preparado, não tem dor, eu garanto.

Na verdade, nem a anestesia dói, se o dentista respeitar todas as técnicas de anestesia, também não dói.

De qualquer forma, todo esse trabalho depende muito do profissional que vai executar o procedimento. É o dentista que tem que garantir o resultado do trabalho e não o paciente aceitar o que é feito na sua boca.

Por isso escolha bem onde você vai fazer seu tratamento odontológico, cuidado que o barato pode realmente sair caro e a boca é um órgão vital para nossa vida. Principalmente que é o único órgão que nos alimenta e é o órgão que mais faz nossa sociabilização através do sorriso.

Não existe uma boca saudável só com a estética e você não conseguir mastigar. Como não existe uma boca saudável que você mastiga, mas não tem uma estética.

E aí, gostou dessa dica? Compartilhe e em caso de dúvida me manda um direct no meu Instagram @drmarcopolosiebra que terei o maior prazer em te ajudar.

Até o próximo vídeo.

(*) Marco Polo Siebra é odontólogo há mais de 30 anos, Especialista em: Prótese Dentária; Odontogeriatria; Implantodontia. É Master Coach Pela FEBRACIS (Federação brasileira de Coaching Integral Sistêmico), Ministrante dos Cursos: Pode da Ação; Poder e Alta Performance; Jeito de Viver Família; Educar, Amar e Dar limites; Decifre e Influencie Pessoas; Coach de Carreira; Analista de Perfil Comportamental; Processo de Coaching Individual; Processo de Coaching em Grupo; Especialista em “Neurociência e Performance Humana” na Faculdade FEBRACIS; Presidente da Liga de Neurociência da Febracis Pós-graduações; Coordenador de um Grupo de Apoio para familiares e cuidadores de pessoas com Alzheimer. Hoje tem como principal missão e propósito de vida impactar e transformar pessoas de forma que concretizem seus sonhos e objetivos em todas as áreas da vida.


Nos siga no Google Notícias