ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 27º

Momento Saúde Bucal

Odontopediatria: importância de cuidar da saúde desde cedo

Marco Polo Siebra (*) | 26/10/2021 09:53

A odontologia atualmente está preocupada com a saúde bucal e os reflexos na saúde geral do indivíduo, tanto física, como psicossocialmente falando, e a odontopediatria é a especialidade da odontologia que cuida de bebês, crianças e adolescentes, com o foco direcionado para a prevenção em todas essas fases da vida.

O ideal é que a gestante, já faça a sua primeira consulta com o odontontopediatra, antes mesmo do nascimento do bebê, onde será passado para as futuras mamães, informações importantíssimas, sobre os primeiros cuidados com a saúde bucal do recém-nascido. Assim que o bebê nasce é feito o teste da linguinha, realizado pela odontopediatra ou pela fonoaudióloga, para avaliar se o bebê tem a língua presa ou não.

A primeira consulta do bebê ao odontopediatra, deve ser feita por volta de 6 meses de idade, após o aparecimento do primeiro dentinho de leite, nesta visita os pais receberão orientações quanto à alimentação do bebê, a forma mais correta para escovar os dentes, o tipo de escova de dente ideal, o creme dental que deve ser utilizado, hábitos que possam prejudicar o desenvolvimento das arcadas dentárias, e também quanto ao programa de prevenção às cáries, para que esta criança cresça sem ter a experiência negativa da cárie dentária.

Estudos científicos comprovam que é possível desenvolver um programa de prevenção efetivo, através do monitoramento constante do paciente em intervalos regulares, desde os primeiros meses de vida até a completa formação do indivíduo. Assim é possível agregar vários benefícios e valores que irão proporcionar a oportunidade de gozar uma saúde bucal plena por toda a sua vida.

Com o programa de prevenção os pais terão o odontopediatra como um aliado nesta difícil tarefa de manutenção da saúde bucal, pois sabemos que, escovar os dentes em casa não é suficiente para manter os dentes das crianças e adolescentes completamente protegidos do risco de cárie. Isso por que há limitações motoras e de maturidade na criança que impossibilitam o resultado adequado da escovação.

O novo entendimento dos fatores determinantes da cárie mostra que para crescer sem a carie, a criança necessariamente precisa da correção das falhas de sua escovação, realizada periodicamente por um profissional habilitado.

A partir da diferente compreensão desses fatores que determinam o surgimento da cárie dentária, a prevenção deixa de ser uma tarefa árdua de responsabilidade somente da família e passa a ter a ajuda de um odontopediatra. Poderemos em outros vídeos tratar deste programa de prevenção, falando das particularidades de cada faixa etária.

(*) Marco Polo Siebra é Odontólogo ha mais de 28 anos, Especialista em: Prótese Dentária; Odontogeriatria; Implantodontia. É Master Coach Pela FEBRACIS (Federação brasileira de Coaching Integral Sistêmico), Ministrante dos Cursos: Pode da Ação; Poder e Alta Performance; Jeito de Viver Família; Educar, Amar e Dar limites; Decifre e Influencie Pessoas; Coach de Carreira; Analista de Perfil Comportamental; Processo de Coaching Individual; Processo de Coaching em Grupo; Cursando uma Pós Graduação em “Neurociência e Performance Humana” na Faculdade FEBRACIS. Hoje tem como principal missão impactar e transformar pessoas de forma que concretizem seus objetivos em todas as áreas da vida. É Tesoureiro voluntário da ABRAz/MS (Associação Brasileira de Alzheimer e Demências Similares - Regional MS) e Diretor da Associação Pestalozzi de Campo Grande/MS.  

Nos siga no Google Notícias