ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
FEVEREIRO, QUARTA  21    CAMPO GRANDE 24º

Momento Saúde Bucal

Problemas bucais que podem afetar a saúde geral

Por Marco Polo Siebra (*) | 08/02/2024 11:13

Aqui estão algumas maneiras pelas quais a saúde bucal pode impactar o corpo como um todo:

1. Doenças Cardiovasculares: A má higiene bucal pode aumentar o risco de doenças cardíacas. Bactérias presentes na boca podem entrar na corrente sanguínea e contribuir para a formação de placas nas artérias.

2. Diabetes: A gengivite e outras infecções bucais podem afetar o controle do açúcar no sangue em pessoas com diabetes. Além disso, a boca seca (xerostomia) é comum em pessoas com diabetes e pode levar a problemas dentários.

3. Distúrbios Hematológicos: Pacientes com distúrbios que afetam a coagulação sanguínea (como hemofilia ou trombocitopenia) devem ter cuidado espaciais ao realizar procedimentos dentários para evitar sangramentos excessivos.

4. Apneia do Sono: Respirar pela boca pode levar à apneia do sono, que, a longo prazo, está associada a problemas como hipertensão arterial sistêmica, infarto agudo do miocárdio e acidente vascular cerebral.

5. Enfermidades Gerais: Uma saúde bucal prejudicada pode deixar o indivíduo mais fraco e suscetível a outras doenças. Bactérias e vírus presentes na boca podem entrar na corrente sanguínea, causando danos significativos.

6. Pneumonia Aspirativas: problemas como gengivite e periodontite pode desenvolver a pneumonia aspirativa e agravar problemas respiratórios de pacientes.

7. Tem pesquisas que mostram que bactérias proveniente da boca agravaram o Alzheimer.

Enfim a saúde começa pela boca, por isso temos que tomar muito cuidado com a nossa boca, ela é a porta de entrada para tudo, desde coisas boas até de coisas ruins. Nossa boca é bastante contaminada por bactéria e os cuidado na sua saúde tem que ser redobrados e realizados com muita atenção.

A boca não é só um sorriso lindo e maravilho, não é só a estética, vai muito mais além do que isso. É saúde geral também.

Portanto, cuidar da saúde bucal é essencial não apenas para manter um sorriso bonito, mas também para preservar a saúde geral do corpo.

E aí como está a sua boca? Como está a sua saúde geral? Quando foi a última vez que você foi ao dentista? Você realmente tem cuidado da sua boca?
Você realmente saber fazer uma higiene bucal correta?

Se você tem dificuldade de responder essas perguntas não tem problema, vá agora mesmo a um dentista e faça um checkup bucal, sua saúde geral vai agradecer muito.

E ai gostaram desse vídeo então compartilhem e se tiver alguma dúvida, me manda um direct no meu Instagram @marcopolosiebra que terei o maior prazer em te ajudar.

Um grande abraço até o próximo vídeo.

(*) Marco Polo Siebra é odontólogo há mais de 30 anos, Especialista em: Prótese Dentária; Odontogeriatria; Implantodontia. É Master Coach Pela FEBRACIS (Federação brasileira de Coaching Integral Sistêmico), Ministrante dos Cursos: Pode da Ação; Poder e Alta Performance; Jeito de Viver Família; Educar, Amar e Dar limites; Decifre e Influencie Pessoas; Coach de Carreira; Analista de Perfil Comportamental; Processo de Coaching Individual; Processo de Coaching em Grupo; Especialista em “Neurociência e Performance Humana” na Faculdade FEBRACIS; Presidente da Liga de Neurociência da Febracis Pós-graduações; Coordenador de um Grupo de Apoio para familiares e cuidadores de pessoas com Alzheimer. Hoje tem como principal missão e propósito de vida impactar e transformar pessoas de forma que concretizem seus sonhos e objetivos em todas as áreas da vida.

Nos siga no Google Notícias