ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 20º

Momento Saúde Bucal

Sorriso de artista: conheça a lente de contato e faceta dental

Marco Polo Siebra (*) | 21/06/2022 09:11


Você já teve interesse em ficar com aquele sorrisão perfeito, que parece de artista de cinema? Você já deve ter ouvido falar sobre lentes de contato dentais e facetas dentárias, não é mesmo?

Se você pesquisar sobre uma delas, descobre que elas podem auxiliar na correção do formato do dente, na coloração e até no tamanho dos dentes. Buscando sobre a outra, descobre que ela pode ser utilizada para as mesmas soluções.

Então elas são iguais, Marco Polo?

Não, não são não! Elas são bem diferentes, mas são usadas para a mesma finalidade, mas em contextos e processos diferentes. Vou explicar como cada uma funciona para você não ter mais essa dúvida, ok?

A lente de contato dental têm esse nome porque ela realmente se parece com aquela lente de contato ótica, utilizada no olho. Ela é uma película de no máximo um milímetro de espessura de porcelana, corrige a superfície frontal do dente. Ela é instalada na superfície do esmalte, mas é necessário fazer um desgaste na superfície de esmalte de, no máximo, 50 micrômetros, que é a fração de um milímetro. Ela corrige o formato do dente, os aspectos estéticos dos dentes, mas por ser fina, tem limitações do quanto consegue impactar na coloração do dente. Ou seja, as lentes de contato mudam somente a anatomia do dente e não a cor.

Já as facetas são próteses de porcelana um pouco mais grossa, podendo ter uma espessura de 1,5 a 2 milímetros. Ela também exige um certo desgaste do dente para ter um assentamento, resistência e resolução do caso. A faceta além de alterar a anatomia também muda a cor do dente.

Essas são as diferenças primordiais entre as duas técnicas, que sempre devem ser feitas por um dentista especialista. Além disso, não custa lembrar: não existe uma opção melhor do que a outra. Existe a opção que é mais indicado para o seu caso, para suas necessidades e para suas prioridades.

É por isso que é essencial fazer uma avaliação e falar sobre isso com o profissional especialista, que vai lhe atender.

Quer saber mais sobre o mundo da odontologia? Confira meu Instagram @marcopolosiebra. E se você quiser decidir qual é a técnica perfeita para você, é só enviar uma mensagem, que agendaremos a sua avaliação.

Um abraço e nos vemos nos próximos vídeos!

(*) Marco Polo Siebra é Odontólogo ha mais de 28 anos, Especialista em: Prótese Dentária; Odontogeriatria; Implantodontia. É Master Coach Pela FEBRACIS (Federação brasileira de Coaching Integral Sistêmico), Ministrante dos Cursos: Pode da Ação; Poder e Alta Performance; Jeito de Viver Família; Educar, Amar e Dar limites; Decifre e Influencie Pessoas; Coach de Carreira; Analista de Perfil Comportamental; Processo de Coaching Individual; Processo de Coaching em Grupo; Cursando uma Pós Graduação em “Neurociência e Performance Humana” na Faculdade FEBRACIS. Hoje tem como principal missão impactar e transformar pessoas de forma que concretizem seus objetivos em todas as áreas da vida. É diretor da Associação Pestalozzi de Campo Grande/MS.

Nos siga no Google Notícias