ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 21º

Momento Saúde Bucal

Doutor, é normal minha gengiva sangrar?

Marco Polo Siebra (*) | 24/05/2022 10:17


Doutor, é normal minha gengiva sangrar?

Essa é uma pergunta que eu e praticamente todos os dentistas ouvimos muito. Ela geralmente é um sinal de alerta de que essa pessoa que pergunta precisa de ajuda, de atendimento.

Embora o sangramento gengival seja comum em muitas pessoas, ele não é normal. Quando sua gengiva sangra, seja na hora da escovação, da alimentação ou qualquer outro cenário, é um indicativo de que algo está errado.

A causa mais comum do problema é uma inflamação na gengiva, chamada de gengivite. Ela causa um certo desconforto, e normalmente é percebida na hora de escovar os dentes ou passar o fio dental. E o pior: costuma causar medo de continuar escovando e usando o fio dental, o que tende a agravar a situação.

Também podem existir várias outras causas: higienização incorreta, com o uso inadequado da escova ou do fio dental, falta de nutrientes específicos no organismo, machucados causados por próteses desajustadas e até problemas de imunidade relacionados a outras doenças.

Agora, é importante que você tenha em mente que essa não é uma investigação realizada por você mesmo. Como você viu, a causa pode ser algo simples ou uma condição de saúde mais séria.

É por isso que você deve ir ao dentista investigar qual a razão do sangramento e seguir as orientações corretamente. Assim, você acaba com esse desconforto e ainda tem a segurança de que está com tudo sob controle!

Gostou da dica? No meu Instagram, @marcopolosiebra, ainda mais sobre sua saúde bucal. Siga e fique por dentro!

Um abraço e nos vemos nos próximos vídeos!

(*) Marco Polo Siebra é Odontólogo ha mais de 28 anos, Especialista em: Prótese Dentária; Odontogeriatria; Implantodontia. É Master Coach Pela FEBRACIS (Federação brasileira de Coaching Integral Sistêmico), Ministrante dos Cursos: Pode da Ação; Poder e Alta Performance; Jeito de Viver Família; Educar, Amar e Dar limites; Decifre e Influencie Pessoas; Coach de Carreira; Analista de Perfil Comportamental; Processo de Coaching Individual; Processo de Coaching em Grupo; Cursando uma Pós Graduação em “Neurociência e Performance Humana” na Faculdade FEBRACIS. Hoje tem como principal missão impactar e transformar pessoas de forma que concretizem seus objetivos em todas as áreas da vida. É Tesoureiro voluntário da ABRAz/MS (Associação Brasileira de Alzheimer e Demências Similares - Regional MS) e Diretor da Associação Pestalozzi de Campo Grande/MS.

Nos siga no Google Notícias