ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEGUNDA  29    CAMPO GRANDE 24º

Trilha Orgânica

Alecrim: ter paciência na colheita é segredo de vida longa

Não “beliscar” o alecrim e esperar o tempo certo de colheita são cuidados para ter sucesso no cultivo

Márcia Chiad (*) | 19/01/2023 09:04

O alecrim é uma erva muito fácil de cultivar, pois não precisa de grandes cuidados como adubação constante, muita rega e por aí vai.  Mas mesmo assim, muita gente ainda tem dificuldades de manter o alecrim viçoso, no vaso ou no canteiro, por muito tempo. Logo ele seca e morre.

Uma dos motivos é a falta de paciência na espera da colheita. Para mantê-lo bonito e crescendo com vigor   é preciso esperar alguns meses para iniciar a colheita. O período de 9 meses sem colher, depois do replantio, é um bom prazo para dar tempo do alecrim “encorpar” e crescer.

A forma de colher também é muito importante. Usar sempre a tesoura e retirar os galhos laterais sem “beliscar” a planta também é receita de sucesso.

Depois de 9 meses o alecrim já está pronto para ser colhido e com os galhos mais lenhosos vai sempre soltando novos brotos. Paciência e um pouco de técnica ajudam na manutenção dessa erva maravilhosa pra ter em casa.

(*) Márcia Chiad é Jornalista, Agricultora Urbana, apaixonada por plantas comestíveis e idealizadora do Recanto das Ervas. Siga nas redes: @marciachiad e @recantodaservas. Acesse: www.marciachiad.com.br.

Nos siga no Google Notícias