ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEGUNDA  29    CAMPO GRANDE 26º

Trilha Orgânica

Inclua a ora-pro-nóbis na alimentação e tenha mais saúde

Márcia Chiad (*) | 29/12/2022 07:46

A ora-pro-nóbis, uma planta rústica típica das regiões sul, sudeste e nordeste do nosso país é uma verdadeira potência de proteínas. Incluir na alimentação essa planta rústica, fácil de cultivar, é garantia de muita saúde.

Pereskia aculeata é o nome científico da ora-pro-nóbis. Ela pode ser cultivada em vasos ou em cercas vivas. A ora-pro-nóbis tem mais proteínas do que outras verduras porque tem menos água. A cada 100 gramas de ora-pro-nóbis desidratada equivale a 3% de proteína. É rica em minerais, vitaminas e mucilagens. E por ser rica em mucilagem é uma ótima planta medicinal para casos de prisão de ventre.


Além de todo esse potencial terapêutico, a ora-pro-nóbis é muito versátil na culinária. Separei algumas receitinhas básicas com a ora-pro-nóbis:

Pão de ora-pro-nóbis

- 100 gramas de ora-pro-nóbis fresca

- 2 ovos

- 3 colheres de açúcar mascavo ou açúcar branco

- 1 pitada de sal

- Meio copo óleo de girassol ou 2 colheres de manteiga

- 250 gramas de farinha integral ou branca

- 1 copo de água

- 1 pacote de fermento biológico

Modo de preparo

Bata no liquidificador a ora-pro-nóbis, os ovos e a água. Em uma travessa misture todos os ingredientes secos. O açúcar, o sal, a farinha e o fermento. Depois misture os ingredientes molhados e vá amassando até virar desgrudar da mão e virar uma massa leve de pão. Se a farinha não for suficiente acrescente aos poucos até ser suficiente para moldar um pão. Deixe descansar até que a massa dobre de tamanho, por mais ou menos meia hora. Sove novamente e em seguida molde os pães e coloque para assar em forno quente por mais ou menos 20 minutos.

Ora-pro-nóbis. (Foto: Márcia Chiad)
Ora-pro-nóbis. (Foto: Márcia Chiad)

Farinha de ora-pro-nóbis

Colha 500 gramas de ora-pro-nóbis ou a quantidade que você tiver disponível. Despetale as folhas, higienize e coloque para secar em uma forma forrada com um guardanapos ou papel toalha. Deixe em um lugar escuro e fresco. Dependendo da quantidade ela desidrata em até 3 dias. Caso queira acelerar o processo pode desidratar no forno. É só ligar o forno em temperatura média e quando tiver bem aquecido desligar. Em seguida coloque a forma com ora-pro-nóbis no forno. Repita esse processo até que as folhas fiquem bem sequinhas (ligue o forno, desligue e coloque novamente a forma). Dessa forma as folhas da ora-pro-nóbis vai secando aos poucos. Depois de bem seca leve as folhas no processador e triture bem até virar uma farinha. Coloque em um pote bem fechado e use para finalizar saladas, mingau, pães, sucos e chás. A farinha é versátil e pode ser misturada também no sal para temperar.

Frango com ora-pro-nóbis

- 1 quilo de coxa e sobrecoxa de frango (pode fazer também com todas as partes do frango, depende do gosto)

- 2 dentes de alho

- Folhas de manjerona ou sálvia para temperar

- Limão e sal a gosto

- 200 gramas de folhas de ora pro nóbis fresca.

Modo de preparo

Tempere bem o frango com alho, sal, limão e ervas. Deixe descansar por mais ou menos 40 minutos. Em seguida, em uma panela grande coloque um fio de azeite ou óleo e vá selando o frango. Tampe a panela e deixe cozinhar até que o frango fique macio. Quando tiver cozido, acrescente as folhas frescas de ora-pro-nóbis e vá mexendo bem.  Desligue o fogo e sirva em seguida. Fica muito saboroso!

(*) Márcia Chiad é Jornalista, Agricultora Urbana, apaixonada por plantas comestíveis e idealizadora do Recanto das Ervas. Siga nas redes: @marciachiad e @recantodaservas. Acesse: www.marciachiad.com.br.

Nos siga no Google Notícias