ACOMPANHE-NOS    
JANEIRO, SEXTA  28    CAMPO GRANDE 22º

Trilha Orgânica

Em tempos de viroses, plantas medicinais podem ser aliadas

Por Márcia Chiad (*) | 13/01/2022 11:30
Plantação no quinta - Foto: Arquivo pessoal
Plantação no quinta - Foto: Arquivo pessoal

É no quintal de casa, bem pertinho da gente que pode estar nossos melhores aliados para evitar que as viroses típicas do verão ganhem força. Gripes, resfriados, febres e tosses podem ser logo barradas se fizermos uso de algumas ervas antivirais e bactericidas.

A regrinha é nunca esperar a gripe ou resfriado se instalar para começar a fazer uso dos chás. Podemos usá-los como preventivos, quando muda o clima ou se começamos sentir algum tipo de mal estar.

Tomilho - Foto: Arquivo pessoal
Tomilho - Foto: Arquivo pessoal

O tomilho por exemplo, uma erva bastante conhecida na culinária para tempero de carnes vermelhas e molhos, é um excelente antiviral. Uma infusão pela manhã e a noite por 2 dias é capaz de mandar pra bem longe qualquer resfriado!

Sálvia - Foto: Arquivo pessoal
Sálvia - Foto: Arquivo pessoal

A sálvia é outra planta bem mais conhecida na cozinha, mas é também muito poderosa para melhorar a imunidade e saúde geral do corpo. Isso sem dizer que uma infusão bem forte de sálvia é um tratamento incrível para dores de garganta.

Em qualquer quintal de vó ou mesmo nas calçadas encontramos também a alfavaca. Essa planta é um excelente tratamento para gripes e tosses. Um xarope feito com folhas de guaco e alfavaca é uma combinação perfeita para melhorar tosses com secreção. Juntas atuam muito bem como expectorante.

Mix de ervas pra melhorar imunidade - Foto: Arquivo pessoal
Mix de ervas pra melhorar imunidade - Foto: Arquivo pessoal

É importante dizer que nada substitui a visita ao médico em casos mais agudos. As ervas medicinais e condimentares, na verdade são grandes aliadas para evitar que as infecções aumentem.

Ah, e vale lembrar que o melhor remédio para evitar gripes e resfriados é a boa alimentação. Abusar de sucos, chás e temperos frescos é um ótimo caminho para termos mais saúde. A natureza é sempre generosa com a gente!

Para mais dicas sobre agricultura urbana me siga nas redes: @marciachiad

(*) Márcia Chiad é Jornalista, Agricultora Urbana, apaixonada por plantas comestíveis e idealizadora do @recantodaservas.

Nos siga no Google Notícias
Regras de comentário