ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, TERÇA  19    CAMPO GRANDE 26º

Trilha Orgânica

Infusões e xaropes que aquecem o corpo e a alma

Márcia Chiad (*) | 19/05/2022 07:41
Xícara de chá para aquecer em dias frios. (Foto: Divulgação)
Xícara de chá para aquecer em dias frios. (Foto: Divulgação)

O inverno nem chegou e as temperaturas já despencaram em quase todos os cantos do Brasil. De cara o nosso corpo sente as mudanças bruscas de temperatura. A imunidade cai e ficamos mais vulneráveis a vírus, bactérias e fungos. Para os amantes das bebidas quentes, essa é a melhor época para inserir na rotina os chás e xaropes.

Além de ajudar a aquecer, as infusões funcionam como barreiras preventivas para evitar gripes e resfriados. Quem não guarda na memória os xaropes e chás que nossos pais e avós faziam na infância? Além de funcionar, também eram reconfortantes e aqueciam nas noites frias do outono/inverno.

Compartilho com vocês, algumas receitinhas da minha mãe e outras que uso no meu dia a dia. São reconfortantes e eficientes!

Xarope de guaco, gengibre e ervas

Este xarope pode ser feito e guardado na geladeira por até 2 semanas. Me acompanhou durante toda a infância e até hoje faço o preparo.  Ajuda a afastar gripes e resfriados. E quando a tosse aperta é um ótimo expectorante.

Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Ingredientes:

  • 4 a 5 folhas de guaco fresco
  • Um pedaço de gengibre
  • 2 ramos de menta ou hortelã
  • 2 colheres de açúcar mascavo

Preparo

Coloque o açúcar mascavo em uma panela. Deixe derreter e coloque as folhas de guaco e o gengibre. Vai mexendo sempre até “queimar” um pouco as folhas. Coloque meio litro de água e deixe apurar por uns dez minutos. Desligue o fogo e em seguida coloque as folhas de menta ou hortelã. Abafe. Pode ser ingerido de 2 a 3 colheres antes de dormir. Se quiser também pode ser guardado na geladeira em garrafa bem tampada por até duas semanas.

Chá anti-inflamatório

Ingredientes

  • 2 colheres de cúrcuma em pó
  • 2 colheres de  sopa de gengibre fresco ralado
  • Meio litro de água

Preparo

Coloque a água no fogo e adicione gengibre ralado. Ferva por mais ou menos 5 minutos. Desligue o fogo, tampe e deixe descansar um minutinhos. Em seguida adicione a cúrcuma em pó e mexa bem . Se quiser, adicione umas gotinhas de limão.

Infusão energética de alecrim para aquecer

Infusão de Alecrim
Infusão de Alecrim

Ingredientes

  • 1 colher de alecrim fresco
  • 1 xícara de água quente

Preparo

Acrescente água fervente na xícara com o alecrim fresco. Tampe e espere por 5 minutos. Coe e beba em seguida. Essa infusão aquece e dá energia.

Infusão de capim-cidreira, outra sugestão para espantar o frio. (Foto: Márcia Chiad)
Infusão de capim-cidreira, outra sugestão para espantar o frio. (Foto: Márcia Chiad)

(*) Márcia Chiad é Jornalista, Agricultora Urbana, apaixonada por plantas comestíveis e idealizadora do Recanto das Ervas. Siga nas redes: @marciachiad e @recantodaservas  

Nos siga no Google Notícias