ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  20    CAMPO GRANDE 19º

Conteúdo Patrocinado

Indispensáveis, 4 de Dezembro é o Dia do Perito Criminal

É um policial da ciência altamente qualificado e o responsável por trazer à tona verdades sobre crimes

Post Patrocinado | 04/12/2021 07:30
Peritos durante investigação de crime em Campo Grande. (Foto: Divulgação)
Peritos durante investigação de crime em Campo Grande. (Foto: Divulgação)

A data foi instituída pela Lei de nº 11.654, de 15 de abril de 2008, em homenagem ao perito Otacílio  de Souza Filho, que teve morte prematura e trágica ao cair de um penhasco, quando exercia o seu trabalho em um local de morte a esclarecer, com duas vítimas, no Estado de Minas Gerais.

O Perito Criminal é um policial da ciência altamente qualificado e é o responsável por trazer à  tona verdades que, muitas vezes, estão encobertas.  É um profissional selecionado por meio de concurso público de Provas e Títulos dentre as diversas áreas do conhecimento acadêmico. Mas não basta ser portador de diploma de nível superior,  é fundamental que o âmbito de atuação/área do saber tenha utilidade para atender as diversas modalidades de perícia.

É essencial, também, que sua reputação seja ilibada, uma vez que as análises relacionadas aos vestígios ajudam a esclarecer a autoria dos mais diversos crimes.

Mato Grosso do Sul está com o concurso em andamento para selecionar Peritos Criminais e Peritos Médicos Legistas. Os futuros colegas são aguardados com grande expectativa para fazerem parte do quadro da Segurança Pública que tem grande deficiência de contingente.

Mais que uma profissão, ser perito criminal é ser o porta voz dos que foram silenciados para sempre; é pisar onde muitos não ousariam; ver o que muitos não veem; compartilhar do sofrimento do próximo sem perder a lucidez e trazer paz e justiça para as famílias enlutadas.

Nos siga no Google Notícias