Baile da Espada celebra 190 anos da PMMS em grande estilo
AOFMS celebrou a data com um baile renovado, jovem e inclusivo
Campo Grande (MS) — O Baile da Espada comemorou os 190 anos da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul (PMMS) com casa cheia, integração entre autoridades e sociedade e uma narrativa unânime: tradição que se renova, com foco em inteligência e excelência no serviço público.
O Presidente da Associação dos Oficiais Militares da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul (AOFMS), Cel. Juracy Pereira destacou o caráter histórico do evento — 35 anos de Baile da Espada — e seu papel de “congraçamento”, aproximando oficiais e comunidade. Para ele, a celebração em 2025 ganha simbolismo extra pelo “190” que também remete ao número do serviço de emergência, em um ano de “honra” à Polícia Militar do Mato Grosso do Sul (PMMS).
O Comandante-Geral da PMMS, Cel. Renato dos Anjos Garnes, sublinhou que a maior conquista da instituição é a própria tropa: “valorizada pelo Governo do Estado e reconhecida pela sociedade”, responsável por entregar “trabalho de excelência” ao sul-mato-grossense. Ele também lembrou a participação da PM em marcos históricos, do antigo Mato Grosso à Revolução Constitucionalista.
O governador Eduardo Riedel reforçou que segurança pública é critério central para atração de investimentos: além de infraestrutura e habitação, investidores “cobram segurança”. Segundo ele, MS manteve investimentos contínuos em viaturas, equipamentos e inteligência — prioridade para enfrentar o crime organizado num estado de fronteira com dois países e cinco estados. Riedel citou a evolução tecnológica: aeronaves, era dos drones e comunicação moderna, celebrando ainda as homenagens da manhã e a festa à noite.
O vice-governador Barbosinha, ex-secretário de Segurança, atribuiu à PMMS a construção de um “estado seguro”, com diferenciais na integração entre Polícia Militar, Polícia Civil, Bombeiros e forças federais e com seu maior ativo: “homens e mulheres que vestem a farda”.
No Legislativo, o presidente da Assembleia, deputado Gerson Claro, definiu a PMMS como instituição que “mantém ordem, paz e tranquilidade”, entre as mais respeitadas do país, e exaltou o patriotismo, coragem e sacrifício do efetivo. Para ele, o Baile é tradição que honra a história e simboliza o compromisso com a corporação.
O evento foi produzido pela Cia de Ideias, sob comando de Elaine Batista, que já realizou quatro edições do Baile, sempre trazendo inovações inspiradas nos grandes centros e mantendo a sofisticação e a identidade da PMMS . A noite de gala aconteceu no elegante Gran Murano Buffet, espaço que recebeu as homenagens, apresentações e celebrações de forma memorável.
Ao final, as menções convergiram para a condução da AOFMS: o Cel. Pereira foi parabenizado por imprimir renovação à festa — “mais jovem, oxigenada e inclusiva” — sem abrir mão do respeito às tradições que moldam o espírito da PMMS. Acesse o site e acompanhe as ações da associação dos oficiais.
Acompanhe também tudo o que acontece no nosso estado pelo Festas e Eventos TV no Instagram ou no site oficial. Esperamos você para juntos iniciarmos essa nova era!