ACOMPANHE-NOS    
JANEIRO, SEXTA  28    CAMPO GRANDE 29º

Conteúdo Patrocinado

Sebrae impulsiona retomada econômica em 22 municípios

Programa Cidade Empreendedora aposta no desenvolvimento local a partir do fortalecimento de pequenos negócios

Por Post Patrocinado | 08/12/2021 07:45
Imagens mostram a atuação do Sebrae em vários municípios de MS. (Foto: Divulgação)
Imagens mostram a atuação do Sebrae em vários municípios de MS. (Foto: Divulgação)

Cidade Empreendedora é o projeto que define novo momento para a economia em Mato Grosso0 do Sul. O programa, executado pelo Sebrae/MS em parceria com as prefeituras, apoia o pequeno empreendedor a avançar na qualidade do ambiente de negócios e resolver problemas de gestão.

Hoje, 22 municípios do Estado já integram o projeto e começam a transformar a economia local e promover o desenvolvimento a partir do fortalecimento dos pequenos negócios.

O trabalho é desenvolvido em Amambai, Bandeirantes, Camapuã, Chapadão do Sul, Corumbá, Costa Rica, Dourados, Inocência, Jaraguari, Jardim, Maracaju, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Novo Horizonte do Sul, Paraíso das Águas, Porto Murtinho, Ribas do Rio Pardo, Rio Brilhante, Rio Verde de Mato Grosso, Selvíria, Sonora e Terenos.

Entre março e novembro, mais de 22 mil pequenos negócios receberam a visita de agentes do Sebrae que identificaram os problemas enfrentados, ofereceram soluções em 36 cursos gratuitos em diversas áreas de negócios.

Em conjunto com o Sesi, por exemplo, 4.500 pessoas já foram capacitadas nas áreas Automotiva, Solda, Panificação, Costura, Construção Civil, Transformação Digital e Informática.

Além disso, a parceria atendeu de graça cerca de 1.700 empreendedores com consultoria em biossegurança, para que as empresas pudessem adotar as medidas exigidas e permanecer de portas abertas durante a pandemia.

O Senac é outro importante colaborador e treinou mais de 500 pessoas dos segmentos de Bares e Restaurantes, Varejo e Salões de Beleza.

Desenvolvimento Econômico

Além do apoio ao comércio local e à população, o Cidade Empreendedora também atua junto às prefeituras municipais com várias outras iniciativas como no âmbito da desburocratização para a melhoria do ambiente de negócios. Segundo o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/MS e titular da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), Jaime Verruck, as duas vertentes de trabalho possibilitam o desenvolvimento das cidades e do Estado como um todo.

“O Cidade Empreendedora tem um papel fundamental que é ajudar na estratégia de desenvolvimento econômico de Mato Grosso do Sul. Isso se dá através da desburocratização e da ação municipal. As ações melhoram o ambiente de negócios no âmbito do município e, com várias cidades do Estado inclusas na iniciativa, cria-se um ambiente melhor para Mato Grosso do Sul”, enfatizou Jaime.

Segundo o diretor superintendente do Sebrae/MS, Claudio Mendonça, com esse propósito o programa também desenvolveu um Plano de Desenvolvimento Econômico personalizado para cada cidade. A ferramenta foi feita de forma colaborativa e é importante para auxiliar a gestão pública a ser mais assertiva.

“Esse planejamento aponta qual caminho o município deve seguir e a parte mais importante é que ele não foi construído apenas pelo Sebrae, mas sim pela população como um todo. Fizemos uma pesquisa socioeconômica para identificar as potencialidades de cada local e, após isso, ouvimos a gestão pública e as lideranças locais, como Sindicato Rural e Associação Comercial, para levantar quais melhorias seriam necessárias para cada cidade. Foi um trabalho feito à várias mãos que mostra o que a sociedade quer para o município. Dessa forma, o Sebrae se faz presente em cada cidade para promover a transformação e o desenvolvimento”, ressaltou Claudio.

Ao todo, dentre ações desenvolvidas pelo Cidade Empreendedora, além da desburocratização de processos na abertura e alterações de empresas e o atendimento ao empresário, está o incentivo às compras locais; promoção de uma cultura empreendedora e a inovação nas escolas; melhorias na sala do empreendedor; estímulo ao desenvolvimento empresarial; e formação de lideranças que exerçam uma gestão pública empreendedora.

Interessados em aderir ao programa podem solicitar informações sobre o Cidade Empreendedora pelo número 0800 570 0800.

Nos siga no Google Notícias