ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 29º

Conteúdo Patrocinado

UCDB lança três novos cursos de graduação

Inscrições para o Vestibular de Inverno da Católica seguem abertas até segunda-feira (25) para cursos presenciais e a distância

Post Patrocinado | 23/06/2018 07:00
Universidade Católica Dom Bosco é considerada pelo MEC a melhor universidade particular de MS
Universidade Católica Dom Bosco é considerada pelo MEC a melhor universidade particular de MS

Análise de grandes volumes de informações para fornecimento de dados para melhoria da gestão de empresas, qualidade e gerenciamento de um dos principais recursos naturais e a crescente preocupação com a alimentação saudável são alguns dos focos dos novos cursos de graduação oferecidos no Vestibular de Inverno da Universidade Católica Dom Bosco. Os cursos tecnológicos em Big Data e Inteligência Analítica, em Gestão de Recursos Hídricos e em Gastronomia são as novidades deste processo seletivo e, em comum, têm a curta duração (dois anos ou três anos), a utilização do corpo docente já reconhecido da UCDB, a infraestrutura premiada pelo Ministério da Educação (MEC) e tratam-se de profissões com amplo mercado de trabalho.

Por exemplo: você já parou para pensar no volume de informações geradas pelos internautas nas redes sociais? Que uma ida ao supermercado pode fornecer dados sobre o comportamento do consumidor? Que o seu estilo de vida pode ser analisado e as empresas oferecerem produtos mais assertivamente? Boa parte dessa análise da dados deve ser feita por profissionais especializados. E é nesse ramo que entra o profissional de Big Data e Inteligência Analítica, que atua em inteligência de negócios e tecnologia da informação, gerencia ambientes com dados estruturados ou não estruturados, subsidia a tomada de decisão por meio de ferramentas de análise de dados.

São mais de 40 laboratórios disponíveis para aulas e desenvolvimento de pesquisas
São mais de 40 laboratórios disponíveis para aulas e desenvolvimento de pesquisas
A Instituição investe em Cultura e tem mais de cem alunos bolsistas nesta área
A Instituição investe em Cultura e tem mais de cem alunos bolsistas nesta área

“O egresso em Big Data pode atuar em qualquer tipo de empresa, pública ou privada, virtual ou presencial, onde os dados são a fonte de inteligência de mercado. É o primeiro curso de Mato Grosso do Sul e a UCDB sai na frente oferecendo uma graduação tecnológica inovadora”, destacou a Pró-Reitora de Graduação, Rúbia Renata Marques.

Da mesma forma, o tecnólogo em Gestão de Recursos Hídricos configura-se como profissional indispensável para o futuro: é ele quem tem a competência para trabalhar nas diferentes áreas que envolvam a captação, o tratamento e o uso do recurso natural. “Ele pode atuar em empresas públicas ou privadas, voltados para área de água. Quando pensamos em recursos hídricos, podemos citar as concessionárias de água que necessitam desse técnico para quantificar, avaliar a qualidade, verificar se está apta para o consumo. Pode trabalhar também no setor de saneamento do ponto de vista de quantidade e qualidade de água, no setor elétrico, na gestão estadual, no setor hidroviário, nas indústrias. É um campo muito aberto”, ponderou o engenheiro sanitarista e ambiental Dr. Fernando Jorge Magalhães.

O docente, que é coordenador dos cursos de Engenharia Sanitária e Ambiental e Engenharia Civil da UCDB, também destacou o mercado: “O aumento populacional degrada o meio ambiente, diminui a quantidade de água e consumimos mais, além de poluir mais. Precisamos desse profissional para pensar alternativas de consumo, abastecimento e pensar em tecnologias de controle da poluição para que consiga aumentar a quantidade de água disponível. No Brasil, são poucos cursos tecnológicos oferecidos. Muitas vezes quem preenche essa lacuna são engenheiros, mas esse curso da UCDB é específico pra isso”.

Observando o mercado, a Universidade oferece entre as novidades, ainda, o curso tecnológico em Gastronomia. Com duração de dois anos, oferece a oportunidade para quem deseja formação superior ou atualização na área. O profissional pode atuar em diversas frentes ligadas à alimentação, incluindo o planejamento, gerenciamento e implantação de empreendimentos gastronômicos, planejamento de cardápios, administração de serviços gerenciais de alimentos e bebidas, panificação, confeitaria, cozinha fria, gastronomia funcional e elaboração de produtos gastronômicos em geral.

“O curso propõe desenvolver habilidades e competências em cozinha. Além disso, se dedica à capacitação gerencial de negócios na área de alimentos e bebidas, marcada por uma visão empreendedora e que visa à viabilização de empreendimentos próprios e a gestão de restaurantes, buffets, hotéis e outros segmentos do ramos alimentício”, reforçou a coordenadora do curso de Nutrição, Dra. Rosemarly Candil.

Clínicas-Escola atendem gratuitamente a população em estágios supervisionados e pelo SUS
Clínicas-Escola atendem gratuitamente a população em estágios supervisionados e pelo SUS

Vestibular

As inscrições para o Vestibular de Inverno da UCDB seguem abertas até segunda-feira (25/6) e devem ser feitas pelo site www.ucdb.br/vestibular. Além dos três novos cursos, são oferecidas vagas em mais 31 cursos de graduação presenciais e 21 a distância, pela UCDB Virtual (www.virtual.ucdb.br). As provas serão aplicadas no dia 1º de julho, no campus Tamandaré, com início às 8h.

Além do processo seletivo tradicional, os candidatos podem optar por ingressar utilizando a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O procedimento de inscrição deve ser feito também pelo site do Vestibular UCDB.

Acadêmicos de outras Instituições que desejam transferir-se para a UCDB têm isenção na taxa de matrícula e 25% de desconto em todo o restante do curso. Há vagas também para portadores de diploma, que devem se inscrever no site, entregar a documentação exigida até 16 de julho e solicitar a análise do currículo (R$ 120). Os aprovados que são egressos da UCDB ganham até 30% de desconto nas mensalidades; os formados por outras instituições, 20%. Nesses dois casos, os procedimentos deverão ser feitos de 1º de junho a 16 de julho.

A UCDB é a melhor universidade particular de Mato Grosso do Sul, conforme dados divulgados pelo Ministério da Educação, e está alicerçada em uma educação com mais de 50 anos de tradição no ensino superior. Todos os detalhes sobre os cursos de graduação, a infraestrutura e diferenciais da Instituição podem ser conferidos no site www.ucdb.br.

Possui mais de 87% de mestres e doutores e 13% de especialistas em seu corpo docente
Possui mais de 87% de mestres e doutores e 13% de especialistas em seu corpo docente
Nos siga no Google Notícias