ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  17    CAMPO GRANDE 22º

Conteúdo Patrocinado

UCDB sobe para o topo das melhores universidades de MS

Católica cresce no último ciclo de avaliação do Ministério da Educação

Post Patrocinado | 23/04/2021 10:50
Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Dados do Índice Geral de Cursos (IGC) de 2019, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, divulgados nesta manhã (23) pelo Ministério da Educação (MEC), mostram que a Universidade Católica Dom Bosco - UCDB apresentou  evolução no indicador, alcançando o mesmo conceito 4 das duas instituições federais do Estado (UFMS e UFGD). O resultado confirma, mais uma vez, a Católica como a melhor universidade particular de Mato Grosso do Sul e uma das melhores do Centro-Oeste.

O IGC é um dos instrumentos utilizados pelo MEC para avaliar o desempenho das instituições de ensino superior do Brasil, utilizando média ponderada das notas dos cursos de graduação e pós-graduação. O ranking é divulgado anualmente após os resultados do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) e as notas variam de 1 a 5.

Salas de aula são adaptadas para ensino presencial e transmissão on-line. (Foto: Divulgação)
Salas de aula são adaptadas para ensino presencial e transmissão on-line. (Foto: Divulgação)

“Este resultado vem coroar a qualidade do ensino salesiano oferecido pela UCDB, que está prestes a completar 60 anos de presença no ensino superior em Campo Grande. O esforço de cada professor, de cada aluno e cada colaborador administrativo nas inúmeras ações se somaram e alcançamos esse resultado que reforça nosso compromisso com a entrega de uma formação de excelência. Nos últimos anos a Universidade investiu fortemente na qualificação do corpo docente para o uso de metodologias de ensino e aprendizagem diversas que são focadas no estudante e na ampliação de ferramentas tecnológicas e agora estamos colhendo os frutos. Outro fator a ser considerado é a contribuição vinda dos Programas de Pós-Graduação que representam um dos indicadores para compor o IGC e por serem bem avaliados pela Capes, contribuíram de forma significativa. Recebemos a notícia do conceito 4 com um orgulho muito grande de estarmos entregando para a sociedade um profissional completo, preparado e consciente de seu papel”, destacou a Pró-Reitora de Graduação e Extensão, Dra. Rúbia Renata Marques.

A UCDB teve 17 cursos de graduação avaliados neste ciclo (Agronomia, Arquitetura e Urbanismo, Biomedicina, Tecnologia em Gestão Ambiental, Educação Física, Enfermagem, Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia Civil, Engenharia de Computação, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Farmácia, Fisioterapia, Medicina Veterinária, Nutrição e Zootecnia).

Para o Reitor da UCDB, Pe. José Marinoni, a instituição de ensino cumpre sua razão de ser ao priorizar a qualidade da formação. “Ser universidade é ter esse compromisso com o ensino, com a pesquisa e com a extensão. Isso se reflete em uma formação integral do nosso aluno. Essa conquista é de toda comunidade. Parabéns e obrigado pela dedicação de todos vocês”, afirmou. Centros universitários e faculdades também foram avaliados pelo MEC, porém não possuem a obrigatoriedade de investimentos em pesquisa e extensão.

Pesquisas são diferenciais da Católica. (Foto: Divulgação)
Pesquisas são diferenciais da Católica. (Foto: Divulgação)

Qualidade

Reafirmando o seu compromisso com a educação superior, durante a pandemia do novo coronavírus, as aulas na Católica continuaram sendo ofertadas remotamente com a mesma qualidade do ensino presencial e permitindo o cumprimento do calendário acadêmico. Devido ao agravamento da doença em fevereiro deste ano, as aulas também iniciaram on-line e a Universidade aguarda o melhor momento para o retorno gradativo das aulas de disciplina teóricas, dentro do que estabelece o decreto municipal nº 14.635, publicado no dia 23 de fevereiro.

 No entanto, a Universidade tem trabalhado e está preparada para atender, ao mesmo tempo, os estudantes de forma presencial e remota. Para isso, desenvolveu tecnologia e investiu em equipamentos para garantir qualidade técnica de áudio e vídeo para transmissão das aulas. Com isso, o aluno pode ir ao campus para as aulas presenciais ou continuar estudando de forma remota, assistindo às aulas em tempo real graças à infraestrutura tecnológica disponível nos espaços educativos. Uma câmera de alta qualidade, equipada com infravermelho – o que garante a visibilidade em ambientes com pouca luminosidade, leva a sala de aula presencial até o estudante que assiste às aulas de forma remota.

Toda tecnologia, aliada ao corpo docente experiente e qualificado ajudaram a colocar a UCDB no patamar em que se encontra hoje. São 40 cursos presenciais e 26 cursos a distância, além de cinco programas Stricto Sensu de Mestrado e Doutorado nas áreas de Educação, Biotecnologia, Ciências Ambientais e Sustentabilidade Agropecuária, Desenvolvimento Local e Psicologia.

Outras informações sobre a UCDB podem ser obtidas pelo telefone (67) 3312-3736 ou pelo site www.ucdb.br. Acompanhe as novidades nas redes sociais @UCDB, Facebook e no Twitter.


Nos siga no Google Notícias