ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 33º

Direto das Ruas

Aluno reclama de atraso na entrega de certificados pelo Instituto Federal

Segundo o estudante, a conclusão do curso ocorreu no ano de 2020, mas o documento ficou pendente

Mariely Barros | 19/07/2022 13:37
Fachada do Instituto Federal em Campo Grande. (Foto: Assessoria)
Fachada do Instituto Federal em Campo Grande. (Foto: Assessoria)

Aluno reclama da demora para emissão do certificado do IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul). Diems Oliveira dos Santos, de 23 anos, começou a se incomodar depois do vencimento do prazo estipulado em 90 dias para emissão do documento.

O aluno conta que concluiu o curso superior de Tecnologias em Sistema para internet em outubro de 2020,  já a colação de grau aconteceu em outubro de 2021. “Colei o grau, mas nada do diploma, a coordenação não responde meus e-mails e por Whatsapp só me disseram que não sabem o motivo do atraso, isso é um descaso”, protesta.

Mesmo empregado na área, Diems se sente prejudicado com a falta do certificado. “A ausência do diploma me atrapalha na busca de oportunidades novas, ou até na melhora do meu salário no meu atual emprego'', disse.

Consultado, o IFMS respondeu que o atraso na emissão dos diplomas por parte do IFMS se deve aos problemas no sistema fornecido pelo MEC (Ministério da Educação). Conforme o instituto o Ministério determinou, por meio da portaria MEC Nº 117, de 26 de fevereiro de 2021, "que todas as instituições federais de ensino superior devem emitir seus diplomas apenas de forma digital".

Apesar disso, o sistema disponibilizado pelo ministério, que foi desenvolvido pela RNP (Rede Nacional de Pesquisas), para emissão dos certificados apresentou falhas e necessitou de adequações, só concluídas neste mês. Após o sistema entrar em funcionamento, o IFMS iniciou a emissão dos documentos.

No caso do estudante citado na reportagem, "a previsão é de que os diplomas - dele e da turma a qual ele pertence - sejam emitidos até amanhã e enviados aos respectivos e-mails pessoais".  "Sobre a falta de contato com a coordenação do curso, as respostas foram enviadas para o estudante esclarecendo a situação, conforme detalhado acima", conclui nota.

Direto das Ruas - A situação chegou pelo Direto das Ruas, o canal de interação dos leitores com o Campo Grande News. Quem tiver flagrantes, sugestões, notícias, áudios, fotos e vídeos pode colaborar no WhatsApp pelo número (67) 99669-9563.

Clique aqui e envie agora uma sugestão.  

Para que sua imagem tenha mais qualidade, orientamos que fotos e vídeos sejam feitos com o celular na posição horizontal.

Matéria editada às 21h28 para acréscimo de informações***

Nos siga no Google Notícias