ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 26º

Direto das Ruas

Após 5 dias tentando, jovem faz tutorial sobre como conseguir vacina na “xepa”

No twitter, Marisa dá o passo a passo para madrugar e conseguir doses que sobram

Caroline Maldonado | 08/07/2021 09:30
Marisa e o acompanhante, que também conseguiu tomar a vacina no Ayrton Senna (Imagem: Reprodução)
Marisa e o acompanhante, que também conseguiu tomar a vacina no Ayrton Senna (Imagem: Reprodução)

Depois de tentar cinco vezes, madrugar e esperar por horas, uma jovem de Campo Grande resolveu postar um tutorial para quem quer tomar doses de vacina que sobram e já ficaram conhecidas como “xepa”. No twitter, Marisa, conhecida como @mariamios_, explica o passo a passo do dia em que se vacinou no parque Ayrton Senna.

Tutorial - Ela conta que chegou de carro, por volta das 4h50, entrou por um portão que não é o principal, estacionou próximo às tendas onde os veículos aguardam para tomar a vacina, de acordo com faixa etária ou classificação disponibilizada no dia.

Ela desceu e ficou em uma fila em um corredor dentro do ginásio, próximo a sala da coordenação, onde foram distribuídas senhas. Depois de esperar duas horas, ela conseguiu a senha por volta das 7h. Marisa voltou no fim da tarde, às 16h30, e conseguiu se vacinar porque haviam doses sobrando naquele dia. Como as tentativas valeram a pena, ela exibiu o cartão de vacinação na rede social, comemorando.

Tutorial publicado pela jovem no twitter (Imagem: Reprodução)
Tutorial publicado pela jovem no twitter (Imagem: Reprodução)

Chances - Tem que ter persistência para conseguir. Em todas as unidades é possível conseguir a "xepa", mas não é sempre que sobram doses e pegar a senha pela manhã não é garantia de que vai tomar a vacina, por isso a Marisa tentou tentou cinco vezes no Albano Franco e três na Seleta.

Podem sobrar, no máximo, nove doses em um dia, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde. Isso ocorre porque um frasco tem quantidade suficiente para dez doses.

Depois de aberto para aplicação em alguém da fila da demanda espontânea do dia, se sobrarem doses desse frasco elas têm que ser usadas pois têm prazo de validade.

No caso da janssen e coronavac, por exemplo, o prazo é de oito horas. Atualmente, a “xepa” está sendo disponibilizada apenas para quem tem acima de 18 anos, porque somente a pfizer pode ser aplicada de 12 a 17 anos.

Hoje - Entre os drive-thru, apenas o da Cassems está aberto para primeira dose hoje, até as 17h. Nos postos de saúde, a vacinação é das 13h às 16h45. Estão atendendo hoje as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) do Coronel Antonino, Vila Nasser, Carlota, Tiradentes, Buriti, Batistão, Coophavila, Tarumã, Lar do Trabalhador, Albino Coimbra, Silvia Regina e Serradinho.

Nos postos de saúde, os moradores da região podem deixar o nome e o telefone em uma lista e serem chamados para vacinar, caso tenha doses sobrando.

Direto das Ruas - A informação do tutorial da Marisa chegou ao Campo Grande News pelo canal Direto das Ruas, meio de interação do leitor com os repórteres.

Quem tiver flagrantes, sugestões, notícias, áudios, fotos e vídeos pode enviar no WhatsApp pelo número (67) 99669-9563. Clique aqui para enviar mensagem.

Para que sua imagem tenha mais qualidade, fotos e vídeos devem ser feitos com o celular na posição horizontal.

Nos siga no Google Notícias