ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 22º

Direto das Ruas

Condomínios populares já até têm síndicos, mas burocracia emperra entrega

Sorteados para moradias no Portal das Laranjeiras e Sírio Libanês reclamam da demora

Caroline Maldonado | 20/07/2021 15:38
Área do Residencial Portal dos Laranjais, que está pronto para entrega aos sorteados (Foto: Divulgação/Grupo de beneficiários)
Área do Residencial Portal dos Laranjais, que está pronto para entrega aos sorteados (Foto: Divulgação/Grupo de beneficiários)

A entrega do Residencial Portal das Laranjeiras e Condomínio Sírio Libanês I, II e III é um mistério para quem não aguenta a expectativa para pegar as chaves. Na semana passada, houve a eleição dos síndicos, dos membros do Conselho Consultivo e definição das taxas de condomínio, mas a data para a mudança das famílias segue sem definição.

Os beneficiários sorteados também já visitaram os apartamentos, mas mesmo assim temem que a entrega demore ainda mais. Com um filho especial, Rosiane Vallini, de 27 anos, usa parte do benefício da criança de 9 anos para pagar aluguel e já não aguenta mais esperar a entrega do apartamento. Ela foi sorteado em 2019.

“Estava prevista para o início do ano, depois março, depois abril, aí falaram que seria no início deste semestre. Moro na casa de um conhecido, sem contrato, mas há pessoas que estão no sufoco, porque não conseguem renovar aluguel por menos de 6 meses e se saírem antes terão que pagar multa. Então, a gente precisa saber a data de entrega”, comenta Rosiane.

Área interna de apartamento do Residencial Portal das Laranjeiras, que está com tudo pronto para morar (Foto: Divulgação/Grupo de beneficiários)
Área interna de apartamento do Residencial Portal das Laranjeiras, que está com tudo pronto para morar (Foto: Divulgação/Grupo de beneficiários)

Essas obras são realizadas com recursos federais, por meio de parceria entre a Prefeitura de Campo Grande e o Governo do Estado, por meio da Amhasf (Agência Municipal de Habitação e Assuntos Fundiários) e Agehab (Agência de Habitação Popular de Mato Grosso do Sul).

A Amhasf informou ao Campo Grande News que os condomínios estão na fase de legalização do empreendimento, ou seja, aguardando a documentação legal para emissão do habite-se, que deve ser solicitado pela empresa executora do projeto.

A Engepar, responsável pela obra, afirma que 100% dos empreendimentos estão concluídos, mas a liberação das moradias depende de questões técnicas e burocráticas por parte da Caixa Econômica Federal.

Nos grupos de Whatsapp, os sorteados tentam trocar informações para saber algo mais concreto. Segundo Rosiane, a última informação enviada por representantes dos beneficiários do Portal das Laranjeiras é de que o habite-se deve ser liberado até o dia 30 deste mês e, depois disso, a entrega das chaves depende da Caixa.

Questionada sobre a data de entrega dos dois condomínios, a assessoria da Caixa não deu resposta.

Direto das Ruas - A sugestão chegou ao Campo Grande News por meio do canal Direto das Ruas, meio de interação do leitor com a redação. Quem tiver flagrantes, sugestões, notícias, áudios, fotos e vídeos pode colaborar por meio do WhatsApp pelo número (67) 99669-9563.

Clique aqui e envie agora uma sugestão.

Para que sua imagem tenha mais qualidade, orientamos que fotos e vídeos devem ser feitos com o celular na posição horizontal.

Nos siga no Google Notícias