ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 30º

Capital

De malas prontas, sorteados esperam há quase 2 anos por apartamentos

Famílias não aguentam mais o “arruma mudança, desfaz mudança” e trocam fotos de caixotes em grupos de Whats

Anahi Zurutuza | 13/05/2021 12:07
Residencial Portal Laranjeiras é semelhante a outros condomínios do "Minha Casa, Minha Vida" já entregues na Capital (Foto: PMCG/Divulgação)
Residencial Portal Laranjeiras é semelhante a outros condomínios do "Minha Casa, Minha Vida" já entregues na Capital (Foto: PMCG/Divulgação)

À espera de ao menos saber a data da entrega de apartamentos, as 368 famílias contempladas com as moradias populares do Residencial Portal Laranjeiras, construído depois do Bairro Coophavilla 2, em Campo Grande, dizem não aguentar mais arrumar a mudança e ter de desfazê-la.

Enquanto não têm respostas da Amhasf (Agência Municipal de Habitação e Assuntos Fundiários) e Agehab (Agência de Habitação Popular), em grupos de Whatsapp, além de trocar informações e desabafos, os sorteados trocam fotos dos caixotes e malas prontas para a realização do sonho da casa própria.

Em grupos de Whats, sorteados trocam fotos da mudança pronta (Foto: Direto das Ruas)
Em grupos de Whats, sorteados trocam fotos da mudança pronta (Foto: Direto das Ruas)

Membro de um destes grupos, profissional autônoma, de 32 anos, que pediu para ter o nome preservado, com medo de perder o direito à moradia, afirma que além da ansiedade, os contemplados dividem as preocupações.

“Tem gente indo morar com a família porque não consegue mais renovar o contrato de aluguel. Como fazer um contrato de 6 meses ou 1 ano se não sabemos quanto tempo mais vamos esperar? As pessoas não querem e não podem arcar com a multa rescisória depois”.

A “dona” de um dos apartamentos conta que a saga começou em agosto de 2019, quando houve o sorteio. “Primeiro, prometeram entregar em fevereiro de 2020. Pegaram nossa documentação toda, mas não foi feita a entrega. Aí veio a pandemia e atrasou tudo. Ficou para julho, para dezembro, para fevereiro de 2021. Aí agora em abril, fizemos a vistoria e disseram que entregariam as chaves até o fim de maio. Mas já ficamos sabendo que o habite-se não vai sair”.

O apelo da sorteada e outros beneficiários é para que não haja mais adiamentos, para que as famílias possam se programar. “O que a gente quer na verdade é uma data, concreta. São famílias, idosos, mães solo, com crianças deficientes”, afirma.

Grupo de mensagem serve para troca de informações e desabafos (Foto: Direto das Ruas)
Grupo de mensagem serve para troca de informações e desabafos (Foto: Direto das Ruas)

O residencial - Os residenciais Portal Laranjeiras e Sírio Libanês I e II integram o extinto Programa “Minha Casa Minha Vida” do governo federal, com contrapartidas do Governo do Mato Grosso do Sul e Prefeitura de Campo Grande.

O investimento total do Portal Laranjeiras é de R$ 36.307.916,97. Os apartamentos tem sala integrada com a cozinha, dois quartos e banheiro.

Obra inacabada - A Amhasf (Agência Municipal de Habitação e Assuntos Fundiários) esclareceu que as obras estão em fase final. Ainda falta concluir drenagem e demais adequações da infraestrutura externa, que são exigências do Minha Casa Minha Vida para entrega do empreendimento.

"Além disso, questões de documentação também estão em trâmite no momento, de responsabilidade da Caixa Econômica Federal. Cabe ressaltar que o empreendimento está sendo construído com recursos do governo federal e o agente financeiro é a Caixa, que autoriza as etapas subsequentes. Os imóveis já foram vistoriados pelos beneficiários e aguardamos a liberação do banco para dar prosseguimento às etapas de assinatura de contratos e entrega das chaves", também informou a agência de habitação municipal.

A Amhasf informou ainda que a previsão inicial da entrega sofreu alteração em razão da situação de pandemia, porque foi necessário reduzir equipes de trabalho no canteiro de obras e também referente aos cuidados para evitar aglomerações na fase das vistorias desses imóveis.

Apesar da pressão dos contemplados, não há como precisar data para entrega, também informou a agência.

A Agehab dá uma previsão. "A data só é definida quando a Caixa Econômica Federal dá 100% de conclusão das obras, mas a expectativa é que o residencial seja entregue no início do segundo semestre".

Direto das Ruas – A sugestão chegou ao Campo Grande News por meio do canal Direto das Ruas, meio de interação do leitor com a redação. Quem tiver flagrantes, sugestões, notícias, áudios, fotos e vídeos pode colaborar no WhatsApp pelo número (67) 99669-9563.

Clique aqui e envie agora uma sugestão.

Para que sua imagem tenha mais qualidade, orientamos que fotos e vídeos devem ser feitos com o celular na posição horizontal.

Nos siga no Google Notícias