ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, QUARTA  08    CAMPO GRANDE 31º

Direto das Ruas

De novo: elevadores estragados causam indignação no Hospital Regional

Problema é recorrente e já foi mostrado pela reportagem; HR diz que há projeto de modernização em andamento

Por Clara Farias | 26/12/2023 11:05
Placa colocada em elevador do Hospital Regional de Mato Grosso do Sul (Foto: Direto das Ruas)
Placa colocada em elevador do Hospital Regional de Mato Grosso do Sul (Foto: Direto das Ruas)

Por duas semanas, funcionários e pacientes do Hospital Regional tiveram que ter paciência para usar elevador do hospital. Dos cinco instalados, apenas dois funcionavam, problema recorrente e que já foi tema de outras reportagens do Campo Grande News.

Nesta terça-feira (26), encontrar um paciente esperando por 30 minutos para subir para hemodiálise foi a gota d'água para a funcionária, que não quis ser identificada.

Pelo canal Direto das Ruas, a servidora comentou que a situação atrapalha a movimentação dos pacientes, funcionários, acompanhantes e serviços gerais do prédio.

Hoje pela manhã, funcionavam apenas dois grandes. Um deles é utilizado para levar lixos e itens de serviços gerais, como a limpeza e, o outro, para transporte de pacientes e acompanhantes.

A funcionária destaca que a outra vez que o elevador grande ficou inoperante, demoraram muitos anos para consertar e temia que a situação se repetiria. "Eles falavam que faltava a peça para consertar o elevador, que ela vinha de fora [do Brasil] e assim ficou por anos", comentou.

"Me estressei porque trabalho aqui há tanto tempo e vejo essa situação o tempo todo. Fiquei indignada. Essa situação piora quando temos paciente de urgência, precisamos tirar todo mundo do elevador para levar o mais urgente", finalizou.

Recorrente - Em 2019, a Secretaria Estadual de Saúde precisou abrir um processo administrativo para investigar as constantes falhas apresentadas pelos elevadores do hospital. Em dezembro daquele ano, o Campo Grande News noticiou que somente um elevador funcionou, por pelo menos 15 dias. Um vídeo gravado por funcionário mostra a retirada de um paciente que estava dentro do aparelho para uma maca, com a porta entreaberta. Confira o vídeo abaixo.

Em março de 2023, mesma situação ocorria no hospital. Na época, o enfermeiro, que também não quis se identificar por medo de represálias, disse à reportagem que até parto foi feito em local inapropriado devido ao número de elevadores quebrados ou inoperantes.

O Hospital Regional informou ao Campo Grande News que tem um contrato com a empresa Atlas Shindler, para a manutenção dos elevadores, e que os aparelhos que apresentaram defeitos, nas últimas semanas, foram reparados.

"O HRMS informa também que já está em andamento um projeto para a modernização de todos os elevadores do hospital, garantindo, assim, maior segurança e conforto aos usuários", destacou a nota.

Fila de pacientes e funcionários para utilizar o elevador, em março deste ano (Foto: Direto das Ruas/Arquivo)
Fila de pacientes e funcionários para utilizar o elevador, em março deste ano (Foto: Direto das Ruas/Arquivo)

Direto das ruas - A imagem chegou pelo Direto das Ruas, o canal de interação dos leitores com o Campo Grande News. Quem tiver flagrantes, sugestões, notícias, áudios, fotos e vídeos pode colaborar no WhatsApp pelo número (67) 99669-9563.

 Clique aqui e envie agora uma sugestão.

Para que sua imagem tenha mais qualidade, orientamos que fotos e vídeos sejam feitos com o celular na posição horizontal. Receba as principais notícias pelo celular.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias