ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 20º

Direto das Ruas

Falha em site impede estudantes de fazer desafio para conseguir bolsas

Alguns alunos até conseguiram acessar a prova antes do sistema cair, já outros tentaram por mais de uma hora entrar no site

Giovana Martini | 24/10/2020 10:55
Na tele onde deveria estar a prova, aparece apenas uma mensagem dizendo que é impossível acessar o site. (Foto: Direto das Ruas)
Na tele onde deveria estar a prova, aparece apenas uma mensagem dizendo que é impossível acessar o site. (Foto: Direto das Ruas)


Alunos do ensino fundamental se prepararam o ano todo para hoje prestar a prova para  bolsa no Colégio Dom Bosco, mas o que atrapalhou seus desempenhos não foi nervosismo ou ansiedade, e sim um fator externo: o sistema no qual a prova seria ministrada apresentou falhas desde o começo do exame.

A prova para obtenção de bolsa acontece todos os anos, conhecida como Desafio Dom Bosco, mas com o advento da pandemia do novo coronavírus, este ano a instituição escolheu realizá-la remotamente; no momento da inscrição, o candidato recebeu login e senha para acessar o site da avaliação neste sábado (24). No entanto, o que aconteceu para muitos dos estudantes, como a filha de Alexandre Correia, foi que o site nem carregou para que as informações fossem inseridas e ela pudesse começar o teste.

“Era pra prova ser das 8 às 11:30, mas já vão ser 10 horas agora e nem conseguimos acessar o portal”, contou o pai indignado. “Minha filha se preparou o ano todo e agora está ansiosa aqui, não sabemos o que fazer”.

Alexandre relata que outros pais disseram ter tido o mesmo problema. “Tem colegas meus que os filhos até conseguiram começar, fazer umas questões, mas aí o sistema caiu eles estão na mesma situação que a gente agora”, conta o militar.

A taxa de inscrição para a prova foi de 20 reais e, para algumas crianças, seria uma oportunidade para o aprendizado. “Pra nossa família, que não tem muita condição financeira, era uma oportunidade e tanto”, disse uma leitora, que preferiu não se identificar por medo de represálias, cujo neto tentou por uma hora e meia entrar no portal, sem sucesso. “Ele se preparou muito principalmente para a redação, está bem frustrado”, disse a servidora pública. “Mesmo se ele conseguir entrar agora, já passou muito tempo, ele vai tá em desvantagem, e ainda tem a possibilidade de alguém terminar a prova, vazar o gabarito e desvalidar a coisa toda;

Diversos pais e responsáveis enxergam que a melhor solução agora seria cancelar esta prova e remarcar outra. “Eles se propuseram a fazer mas não conseguiram entregar”, disse Correia, “Se colocaram uma prova que não conseguem executar, cancela e remarca pra quando conseguirem"

O colégio mandou um e-mail institucional para os responsáveis informando que estenderam o tempo da prova para não prejudicar candidatos. “A criança já está pronta desde as oito e não deu certo, ela vai ter que esperar mais quanto tempo?”, questionou Alexandre sobre a atitude da instituição.

Procurada pelo Campo Grande News sobre a situação, a assessoria da instituição de ensino admitiu as instabilidades do sistema e diz que a situação já foi contornada. Os candidatos terão mais duas horas de tempo suplementar para resolver as questões

Está programada para esta tarde a prova de bolsa para alunos do Ensino Médio, também virtualmente.

Direto das Ruas -  A sugestão chegou ao Campo Grande News por meio do canal Direto das Ruas, meio de interação do leitor com a redação. Quem tiver flagrantes, sugestões, notícias, áudios, fotos e vídeos pode colaborar no WhatsApp pelo número (67) 99669-9563. Clique aqui e envie agora uma sugestão.

Para que sua imagem tenha mais qualidade, orientamos que fotos e vídeos devem ser feitos com o celular na posição horizontal.

Nos siga no Google Notícias