ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Direto das Ruas

Falta de médicos gera discussão no CRS Aero Rancho e mulher acaba presa

Mulher disse que chegou pela manhã com três filhos e marido doentes e à tarde ainda esperava atendimento; escala previa três médicos, mas apenas um atendia pacientes

Humberto Marques | 15/11/2018 14:57
Escala da Sesau previa três médicos para o CRS Aero Rancho e concentração de pediatras em duas UPAs durante o dia. (Imagem: PMCG/Divulgação)
Escala da Sesau previa três médicos para o CRS Aero Rancho e concentração de pediatras em duas UPAs durante o dia. (Imagem: PMCG/Divulgação)

Usuários do CRS (Centro Regional de Saúde) do Aero Rancho relatam a falta de profissionais para o atendimento à população nesta quinta-feira (15), feriado de Proclamação da República, que resultou em discussão e prisão de uma pessoa por desacato. Embora a escala da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) indique três médicos para atendimento geral, apenas um prestava serviços à população por volta das 14h30.

Jeniffer Rodrigues, moradores do Dom Antônio Barbosa –sul de Campo Grande–, foi presa sob acusação de desacato a servidor público. Ela informou que chegou pela manhã ao local, com três crianças e o marido, em busca de atendimento. “Tem gente que chegou às 9h, 10h, e ficaram sem atendimento”, afirmou ela. “E teve gente que chegou depois das 13h e foi atendida”, acusou.

Segundo ela, no momento em que chegou ao local havia dois médicos atendendo a população. À tarde, havia apenas um. “Vim de ônibus com três crianças no braço e o marido ruim. O atendimento estava ruim e discuti com o médico. Falam que é desacato, mas não veem o nosso lado. Fui falar com o serviço social e não tinha ninguém para atender, estavam em almoço”, prosseguiu, momentos antes de ser presa e levada para a Depac (Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário) Piratininga, onde seria registrada a ocorrência. Desacatar servidores públicos durante o trabalho, incluindo médicos, é crime passível de prisão e multa.

Jeniffer disse que buscava atendimento para os filhos e o marido. A Sesau havia escalado três médicos para o CRS para atendimento em clínica-geral. Já o serviço pediátrico seria concentrado nas UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) Coronel Antonino e Vila Almeida. À noite, as UBSs Universitário e Moreninhas e os CRSs Tiradentes e Nova Bahia também teriam atendimento especial para crianças.

A reportagem apurou que, de fato, havia falta de profissionais de saúde no CRS Aero Rancho no início da tarde. A reportagem contatou a assessoria da Sesau mas, até a publicação desta reportagem, não obteve resposta.

Nos siga no Google Notícias