ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
FEVEREIRO, QUARTA  11    CAMPO GRANDE 30º

Direto das Ruas

Idoso dirige por várias quadras com porta aberta e atinge carro estacionado

Após o impacto, o condutor levou a mão à cabeça, mas seguiu caminho sem parar para verificar se houve danos

Por Viviane Oliveira | 11/02/2026 12:08


RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Um idoso foi flagrado dirigindo um Ford Belina com a porta aberta por várias quadras na Rua Marquês de Pombal, no Bairro Tiradentes, em Campo Grande. Durante o trajeto, o motorista derrubou um cone de sinalização e só teve a porta fechada após atingir o retrovisor de um veículo estacionado.A condução de veículo com porta aberta é considerada infração leve para carros particulares, conforme o artigo 169 do CTB. Para veículos de transporte coletivo, a infração é gravíssima, gerando multa de R$ 293,47 e sete pontos na CNH.

Homem foi flagrado dirigindo um Ford Belina com a porta aberta por várias quadras na manhã desta quarta-feira (11), na Rua Marquês de Pombal, no Bairro Tiradentes, em Campo Grande. A situação foi registrada em vídeo por outro condutor. Esse caso foi sugerido por leitor que enviou mensagem pelo canal Direto das Ruas.

Durante o trajeto, o motorista derrubou um cone de sinalização e continuou circulando com a porta escancarada. Ela só se fechou após atingir um dos veículos estacionados na via.

De acordo com a pessoa que fez a filmagem, após o impacto o condutor levou a mão à cabeça, mas seguiu caminho sem parar para verificar se houve danos. A condução de veículo com a porta aberta representa risco de acidentes, tanto para o próprio motorista quanto para pedestres e outros condutores.

Até 2022, o CTB (Código de Trânsito Brasileiro) não previa de forma expressa uma infração específica para todos os casos de veículos circulando com a porta aberta. Com alterações na legislação e na ficha de fiscalização, o enquadramento passou a ser definido conforme o tipo de veículo.

Nos casos de veículos particulares, a conduta pode ser enquadrada no artigo 169 do CTB (Código de Trânsito Brasileiro), que trata de dirigir sem atenção ou sem os cuidados indispensáveis à segurança, considerada infração leve. Já para veículos de transporte coletivo de passageiros e escolares, aplica-se o artigo 250, inciso IV, que classifica a situação como infração gravíssima, que gera 7 pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação) com valor base de R$ 293,47.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.