ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 27º

Direto das Ruas

Indígenas reclamam de dificuldade de acesso à água potável em aldeia

Problema afeta mais de 1 mil pessoas e impede medidas de prevenção durante pandemia

Tainá Jara | 28/04/2020 19:53
Reservatórios da aldeia estão praticamente vazios (Foto: Divulgação/Direito das Ruas)
Reservatórios da aldeia estão praticamente vazios (Foto: Divulgação/Direito das Ruas)

Mais de 1 mil indígenas da Aldeia Bananal, no município de Aquidauana, distante 139 quilômetros de Campo Grande,  relatam problemas de acesso à água potável há quase 30 dias. O período corresponde exatamente com o início da aplicação de medidas de prevenção e isolamento social para evitar o contagio pelo novo coronavírus. Sem água, não há condições mínimas nem para a higienização necessária para prevenir-se da pandemia.

Conforme os indígenas,  fica impossível até lavar as mãos. O desabastecimento prejudica principalmente aos idosos, que fazem parte do grupo de risco.

A assessoria do Dsei-MS (Distrito Sanitário Especial Indígena de Mato Grosso do Sul) negou que a comunidade esteja totalmente sem água, mas reconhece que parte da aldeia foi prejudica por um vazamento no reservatório. O problema diminuiu o fluxo de água comprometendo algumas famílias.

“Já estamos através dos engenheiros do Serviço de Saneamento do DSEI-MS uma resolução nos próximos dias”, garantiram.

Representantes do distrito descaram ainda que estão imbuídos na missão de conter o avanço da pandemia nas terras indígenas. A coordenação distrital criou um comitê de enfrentamento ao coronavírus nos 14 polos base, a comunidades indígenas tem entendido apoiado com barreiras sanitárias com voluntariados das próprias aldeias para ajudar no monitoramento dos transeuntes.

Além disto, as equipes receberam os EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) para que estejam protegidas quando executarem trabalhos dentro das comunidades.

Os boletins ainda não identificaram nenhum caso de coronavírus nas aldeias da região sul e norte de Mato Grosso do Sul. Ao todo foram nove mortes e 240 casos confirmados, em 21 municípios do Estado. Aquidauana ainda não registrou nenhum caso da doença.

No Brasil, o número de pacientes diagnosticados com o novo coronavírus 71,8 mil e o número de mortes já chega 5 mil. No mundo, foram mais de 3 milhões de casos confirmados e 214 mil.

Direto das Ruas – A sugestão chegou ao Campo Grande News por meio do canal Direto das Ruas, canal de interação do leitor com a redação.Quem tiver flagrantes, sugestões, notícias, áudios, fotos e vídeos pode colaborar no WhatsApp pelo número (67) 99669-9563, pela ferramenta Fale Conosco ou por mensagem enviada via Facebook.

Nos siga no Google Notícias