ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 32º

Direto das Ruas

Longe de casa: Símbolo do Pantanal, tuiuiú é avistado em Campo Grande

Leitor também registrou gavião-belo e colhereiro, típicos da fauna alada do ecossistema pantaneiro

Aline dos Santos | 12/10/2020 12:00
Leitor registrou ave em lago na saída para Rochedinho. (Foto: Vinícius Santana)
Leitor registrou ave em lago na saída para Rochedinho. (Foto: Vinícius Santana)

Símbolo do Pantanal, tuiuiú foi avistado na tarde de domingo (dia 11) em Campo Grande, em lago na saída para Rochedinho. O registro foi feito pelo fotógrafo Vinícius Santana, que também fotografou gavião-belo e colhereiro, típicos da fauna alada do ecossistema pantaneiro.

“Saí para fazer fotos das araras e avistei aves que são exclusivas do Pantanal. Eu ando mais de 370 km para tira foto dessas aves.  Até me assustei porque só encontro para cima de Miranda, Passo do Lontra. Devido às queimadas, muitos estão deixando o Pantanal e procurando outros lugares para se alimentar”, afirma Santana.

Com plumagem rosa-claro, o colhereiro mede de 80 a 90 centímetros de comprimento. (Foto: Vinícius Santana)
Com plumagem rosa-claro, o colhereiro mede de 80 a 90 centímetros de comprimento. (Foto: Vinícius Santana)

De beleza exuberante, o tuiuiú chega a 1,4 metro de comprimento. A envergadura, distância entre as pontas das asas abertas, pode chegar a quase três metros. Pelo corpo, se espalham três cores: plumagem branca, cabeça e bico pretos e papo vermelho.

Com plumagem rosa-claro, o colhereiro mede de 80 a 90 centímetros de comprimento e tem o bico em formato de colher, característica destacada no nome.

O gavião-belo mede entre 46 e 53 centímetros de comprimento, com uma envergadura total que varia entre 1,10 e 1,30 metro. Em 2020, o Pantanal enfrenta incêndios que devoram o ecossistema.

O voo  do gavião-belo em registro de Vinícius Santana. 
O voo  do gavião-belo em registro de Vinícius Santana.

Direto das Ruas - Quer sugerir uma pauta também? Entre em contato conosco pelo Direto das Ruas, canal de interação do leitor com a redação. Quem tiver flagrantes, sugestões, notícias, áudios, fotos e vídeos pode colaborar no WhatsApp pelo número (67) 99669-9563. Clique aqui e envie agora!

Para que sua imagem tenha mais qualidade, orientamos que fotos e vídeos devem ser feitos com o celular na posição horizontal.

Nos siga no Google Notícias