A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 16 de Dezembro de 2017

03/12/2017 12:50

Moradores pedem socorro para evitar morte de córrego na Capital

Reclamações são de constantes enxurradas e assoreamento, além de dificuldade para transitar nas estradas.

Anahi Gurgel
Trecho do Córrego Pedregulho assoreado, (Foto: Reprodução de vídeo feito pelos moradores)Trecho do Córrego Pedregulho assoreado, (Foto: Reprodução de vídeo feito pelos moradores)

Estradas intransitáveis devido à falta de drenagem da água da chuva, dificuldade para deslocamento de veículos, enxurradas constantes e assoreamento do Córrego Pedregulho são motivo de união e luta dos mais de 3 mil moradores do Bairro Chácara dos Poderes, em Campo Grande.

Em um manifesto direcionado às autoridades públicas, proprietários de chácaras e outros moradores da região elencam as péssimas condições das estradas que, "sem manutenção periódica, impedem que milhares de pessoas saiam de casa com segurança" e que a população de Campo Grande visite um dos mais arborizados bairros da cidade.

“A cada chuva forte, ficamos ilhados. As crateras impedem a circulação de carros, caminhões e motos e interferem na realização de serviços como entrega de correspondências e coleta de lixo regular”, diz a nota.

Com média de 0,92 árvores por habitante, o bairro, informa o texto, é um dos mais arborizados da cidade.  

Está localizada na Chácara dos Poderes a nascente do Córrego Pedregulho, que está em risco de ser extinto, segundo os moradores, devido ao assoreamento provocado pelas constantes enxurradas.

Confira, no vídeo abaixo, imagens do Córrego Pedregulho feitas pelos moradores no trecho da nascente que está assoreado. 

Os moradores também criticam a qualidade dos serviços de iluminação pública, rede de energia elétrica e telefônica. Segundo eles, toda a população campo-grandense é prejudicada, pois grande parte das hortaliças consumidas na Capital é produzida na região, assim como mel, ovos, galinhas caipiras, queijo, suínos e coelhos.

O manifesto destaca ainda a importância da região na realização de outras atividades, pois ali estão localizadas escolas de hipismo para adultos, crianças e portadores de necessidades especiais, além de clínicas de recuperação de dependentes químicos e locais para locação de festas e eventos.

Retorno - Por nota, a prefeitura informou que tem feito manutenção periodicamente com patrolamento e serviço de reconformação das vias. Como a região é de solo arenoso, e com pouca absorção de águas pluviais, nesse período de chuva, a secretaria municipal de Obras temn atuado de forma emergencial para garantir a travessia nos trechos mais críticos.

Direto das ruas - A sugestão sobre a reportagem chegou ao Campo Grande News por meio do canal Direto das Ruas. Sugestões de pautas podem ser enviadas pelos canais de interação entre a redação e o leitor. Quem tiver flagrantes, sugestões, notícias, fotos, áudios e vídeos, pode colaborar no WhatsApp pelo número (67) 99955-2040, pela ferramenta Fale Conosco ou por mensagem enviada via Facebook.



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions