ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 26º

Direto das Ruas

Na menor altura em 5 anos, imagem mostra seca no Rio Paraguai

Relatórios da Marinha também mostram baixo nível do rio

Gabriel Neris | 12/09/2020 14:50



Vídeos encaminhados ao Campo Grande News, através do Direto das Ruas, mostram o baixo nível do Rio Paraguai, em Corumbá, a 419 km de Campo Grande.

Um dos homens que aparecem na gravação lamenta a situação. “Não dá nem para acreditar que estou no Rio Paraguai”, mostrando as margens do lado.

Outro vídeo mostra uma das pessoas do lado de fora do barco com o nível da água abaixo da cintura. “Muito triste ver tudo isso”, diz o homem. “Olha a profundidade do banco de areia”, citando que estão há 50 metros da margem.

O monitoramento do rio feito pela Marinha do Brasil mostra que o nível do rio durante todo o ano já abaixo dos anteriores, com a curva de queda se acentuando até dezembro.

Nível do Rio Paraguai nos últimos anos em Forte Coimbra (Foto: Reprodução/Marinha do Brasil)
Nível do Rio Paraguai nos últimos anos em Forte Coimbra (Foto: Reprodução/Marinha do Brasil)

Na região de Ladário, por exemplo, o nível do rio passou dos três metros e neste mês ficou abaixo de um metro. Na região de Forte Coimbra, segundo o relatório da Marinha, o nível do rio era de dois metros no ano passado e neste ano, no mesmo local, aparece abaixo de zero.

Em Porto Murtinho, o Rio Paraguai está em torno dos dois metros, metade do nível atingido no mesmo período no ano anterior.

Em todos casos, a tendência é de queda até dezembro, quando os níveis do rio começam subir novamente com as chuvas de verão.

Direto das Ruas – A sugestão chegou ao Campo Grande News por meio do canal Direto das Ruas, meio de interação do leitor com a redação. Quem tiver flagrantes, sugestões, notícias, áudios, fotos e vídeos pode colaborar no WhatsApp pelo número (67) 99669-9563. Clique aqui e envie agora uma sugestão.

Para que sua imagem tenha mais qualidade, orientamos que fotos e vídeos devem ser feitos com o celular na posição horizontal.

Nos siga no Google Notícias